E o eixo norte?

10
0
COMPARTILHE

Sem dúvida é muito importante a vida do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para inspecionar as obras do eixo Leste da transposição das águas do Velho Chico, mas é também fundamental cobrá-lo a execução dos trabalhos no eixo Norte. Parte essa da transposição que levará água para os municípios do alto Sertão paraibano.

Ninguém duvida do prestígio da bancada paraibana no Congresso, entre senadores e deputados, junto ao presidente Michel Temer e seus ministros, mas os pedidos para execução da obra, que se encontra paralisada, ainda são poucos e tímidos. Os paraibanos do interior estão sofrendo sem água, assim como os do Cariri e da Borborema.

Ontem mesmo, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) fez o papel dele e questionou o ministro Helder sobre a continuidade das obras. Diante do interesse do parlamentar, Barbalho se comprometeu a concluir as obras até o final deste ano. Depois desse compromisso, cabe a bancada ‘pegar pela palavra’, como se diz, para que o eixo Norte seja concluído.

A Paraíba precisa que os nossos representantes foquem em questões urgentes como essa que enfrentamos com a falta de água. É necessário foco nos pedidos e garanto que os paraibanos, nesse momento, querem apenas água. Segundo dados da Aesa, dos 126 reservatórios monitorados, a Paraíba hoje conta com 74 em situação crítica, com menos de 5% do volume total. Outros 28 com menos de 20%. (André Gomes).

Garantia

O governador Ricardo Coutinho acompanhou o ministro Helder Barbalho durante inspeção às obras da transposição. Na ocasião, afirmou que o Governo do Estado está fazendo sua parte em relação às obras ligadas a transposição, como a limpeza do leito do Rio Paraíba, construção de adutoras, entre outras.

Sequestro de bens

Os ex-prefeitos Carlos Antônio, Léo Abreu e Carlos Rafael, da cidade de Cajazeiras, tiveram bens e ativos financeiros sequestrados pela Justiça por ocasião da 4 fase da Operação Andaime, da Polícia Federal.

Prisão temporária

O Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a prisão temporária do ex-prefeito Carlos Antônio, mas a Justiça negou o pedido.

Pepinos

Enquanto três ex-prefeitos de Cajazeiras estão envolvidos com graves irregularidades, o prefeito José Aldemir (PP) vai se firmando na gestão municipal e tentando resolver os pepinos encontrados.

Gargalos

Uma das prioridades do prefeito José Aldemir, como médico, é destravar alguns gargalos existentes na saúde pública de Cajazeiras.

Parceria com o Crea

O presidente da Câmara de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), e a primeira secretária da Mesa, Raissa Lacerda (PSD), visitaram, ontem, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA), engenheira Giucélia Figueiredo. Na ocasião, foram debatidas parcerias do órgão com o Legislativo Pessoense.

Vale tudo

A vinda do ministro Helder Barbalho surpreendeu muita gente. Estavam lado a lado o governador Ricardo Coutinho e os senadores Cássio e José Maranhão. Pelo menos mostraram que pela Paraíba vale o sacrifício.

Marco importante

A relação do governador com os senadores do PSDB e do PMDB não anda lá essas coisas desde as eleições de 2016. Aguardemos a próxima.

Mais recursos

O Governo da Paraíba receberá do Ministério da Integração Nacional R$ 8,4 milhões para serem aplicados na implementação do Sistema Adutor de Pilões, Diamante, Boa Ventura e Jericó-Mato Grosso.

Pioneirismo

Já o Canal Acauã-Araçagi tem assegurados pelo Ministério da Integração mais de R$ 200 milhões para execução de obras este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas