Educação é premiada em 32 municípios paraibanos

5
0
COMPARTILHE

Gestores de 32 municípios paraibanos receberam nesta quinta-feira (1) o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. A solenidade aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou com políticos, representantes da Unicef, entre outros. O selo visa premiar as cidades que atingiram as metas de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Também foram contemplados com menção honrosa 33 municípios que, apesar de não terem atingido as metas, promoveram melhorias em diversas áreas. O chefe da plataforma do Semiárido do UNICEF no Brasil, Robert Gass, explicou como funciona o acompanhamento dos município e citou exemplos de áreas contempladas na Paraíba.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“Estou muito feliz de estar aqui com todos cidadãos da Paraíba e os 32 municípios que serão certificados hoje. Temos um processo de quatro anos e durante este processo, todos estes municípios têm trabalhado muito para fazer avanços para atingir todos os direitos das crianças e adolescentes, na educação, proteção, contra a exploração sexual, contra o trabalho infantil, para reduzir as taxas de evasão escolar, em todas estas áreas tivemos muito progresso através destes municípios Aqui na Paraíba acho que tem dois exemplos importantes. Um exemplo é trabalhar contra a evasão escolar. Na Paraíba vimos uma redução muito grande da evasão escolar. Na área de saúde também, para favorecer o acesso ao pré-natal das gestantes, os municípios desenvolveram políticas publicas para garantir que todas as mulheres tenham direito a 7 visitas de pré-natal”, explicou.

Segundo o Correio Online, a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos, também esteve no evento e falou sobre a importância do reconhecimento. “É uma importância muito grande porque é um reconhecimento de um esforço diante de uma situação tão difícil que nós estamos vivendo no país. Estes municípios demonstram que é fundamental na gestão pública, priorizar ações, programas, serviços voltados para quem mais precisa. Nós só vamos sair da crise com investimento e com ampliação das políticas públicas, então hoje é a afirmação disto. Temos muito ainda a fazer, mas é importante reconhecer o esforço feito, reconhecer que a Paraíba teve um aumento no IDH”, disse.

Alguns prefeitos também comentaram o reconhecimento, como foi o caso do gestor da cidade de Frei Martinho, localizada no Seridó paraibano, Aldo Lira (PSB).

“Para nós é um momento de muita gratidão, responsabilidade de dedicação a gestão pública, porque todo município almeja e deseja receber um título de reconhecimento internacional como é o selo UNICEF. Para nós é uma honra, alegria, muita dedicação, muito zelo para com o que é do povo, que é o dinheiro público e provamos e mostramos que estamos gerenciando o dinheiro público no município de frei Martinho. Nós envolvemos a juventude, tiramos da ociosidade, a juventude que sempre foi e será a esperança do mundo. Conseguimos fazer um grande trabalho e a tendência é melhorar e aumentar para que este selo seja o primeiro de muitos que Frei Martinho irá galgar na nossa administração”, afirmou.

 

Lista dos municípios que receberão o prêmio

Foto: Lista dos municípios que receberão o prêmio
Créditos: Jornal Correio da Paraíba

 A prefeita de Pombal, Polyana Dutra (PT) falou sobre a importância de se investir nas crianças e adolescentes. “A UNICEF é um órgão internacional e a gente chegar no interior da Paraíba com todas as dificuldades de gestão pública e conseguir arrumar a gestão e direcionar as políticas publicas voltada para as crianças e adolescente, com o foco que eles tem que fazer parte da decisão central do governo, gente não consegue mensurar o tamanho da felicidade e da honra de estar aqui recebendo este prêmio. Quando você cuida bem da criança e do adolescente, você está formando uma sociedade mais justa, mais igualitária, com acesso a direitos, para mim é uma honra estar aqui”, disse.

Outro que também comemorou foi o prefeito de Bernadino Batista, no Sertão da Paraíba, Gervásio Gomes (PSB). “É bastante gratificante, depois de quatro anos de aferição, nós fizemos o termo de adesão em 2013, durante quatro anos fomos avaliados e hoje vem o reconhecimento. No universo de 223 municípios da Paraíba, apenas 32 estão sendo certificados pelo selo UNICEF, significa dizer que o município está bem, cumpriu com todas as metas pactuadas em 2013 e hoje veio o reconhecimento, não só nacional, mas internacionalmente. Para nós gestores é um prêmio muito importante que significa muito para a gestão. Eu como prefeito reeleito, a partir de 2017 vamos novamente fazer o de adesão para aferir a gestão 2017-2020. Trabalhamos em todas as áreas, saúde, educação, mortalidade infantil, trabalho infantil, foram 28 metas e conseguimos cumprir 22, 80% das metas e o reconhecimento está aí”, finalizou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas