Senador Cássio Cunha Lima se reúne com ministro/Foto: divulgação

Eixo Norte da transposição deve ser concluído no início de 2018

3
COMPARTILHE

O senador Cássio Cunha Lima foi recebido em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nessa quinta-feira, em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da Paraíba, entre os temas abordados, destaque para a conclusão do Eixo Norte da Transposição, o canal Acauã – Araçagi e a disponibilização de carros-pipas para os municípios paraibanos que enfrentam grave crise de abastecimento, muitos dos quais, na espera da conclusão do Eixo Norte.

Eixo Norte – O ministro Helder Barbalho confirmou ao senador que a previsão para a conclusão da obra é para até o fim do primeiro trimestre de 2018 “Estamos acelerando o processo, inclusive instituindo mais um turno de trabalho para, até março, a água chegar ao Ceará e seguir o caminho das águas em direção à Paraíba para atender todo o oeste paraibano que enfrenta grave crise hídrica”, afirmou o ministro da Integração Nacional.

Vertentes litorâneas – O ministro também confirmou ao senador a liberação de mais 36 milhões de reais para o canal Acauã – Araçagi, obra projetada no período em que Cássio foi governador e informou que ainda este ano vai liberar mais recursos para esta importante obra hídrica, financiada com recursos federais e executada pelo Governo do  Estado.

Adutora de Piancó – O ministro também confirmou ao senador que na próxima semana serão empenhados os recursos para a construção da adutora de Piancó. Cássio lembrou ainda o ramal Piancó Coremas da Transposição que vai beneficiar diretamente todo o Vale do Piancó e o complexo Coremas – Mãe D’Água, cuja emenda impositiva foi colocada pela bancada federal paraibana no orçamento da União.

Patos  – Acompanhando o senador Cássio na audiência, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley recebeu garantias do ministro que o município receberá mais atenção do Governo Federal no abastecimento de água. Ele lembrou que o Governo Federal repassa os recursos para que o Estado faça as necessárias distribuições. O Prefeito Dinaldinho lamentou a postura do Governo do Estado que dificulta no que pode a distribuição de água para os municípios cujos prefeitos não sejam da base política do governador. O ministro garantiu a perfuração de mais 10 poços artesianos para Patos e mais 5 para o município de São José de Caiana.

O Canal Acauã-Araçagi – ou Canal das Vertentes Litorâneas – terá 112,5 quilômetros de extensão e poderá irrigar 16 mil hectares de terras para agricultura.

COMENTÁRIOS

  1. Eu venho lendo os jornais e esse prefeito foi não informado, o governado vem lutando para que todo a população paraibana tenha direito a água em suas residencia.

  2. parabéns a todos a União é quem faz a força política Alexandre Vidal de Conceição pb querem muito que a terceira emenda da transposição do Rio São Francisco eixo Norte começa a “barragem condado em Conceição PB e banho o leite do Rio Piancó chegando em Coremas mãe d água é muito importante um abraço a todos vamos lutar juntos o povo e esse objetivo e sonhos e objetivos para vencer os obstáculoda vida Alexandre Vidal de Conceição pb do escritório Sousa Lima advocacia”

  3. Deve ser feito um acuaduto da Foz do Amazonas, passando pelo Maranhão, Piaui, levando água nos principais rios e Açudes do semiarido nordestino.O Governador de São Paulo está para inaugurar um acuaduto do Sistema São Lourenço a 100 kms de São Paulo até a Cidade de Cotia, região oeste de São Paulo. Fernando Henrique Cardoso fez um Gasoduto da Bolivia até o Sul do País, acuaduto são obras viáveis para solucionar o problema do semiarido, além de gerar muitos empregos nas obras e confecções dos Dutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas