Eleonora Menicucci recebe t?tulo de cidad? paraibana da ALPB

15
0
COMPARTILHE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (26), o título de cidadã paraibana à ex-ministra Eleonora Menicucci, atualmente secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. A entrega ocorreu em Sessão Solene, no Espaço Cultural, durante a abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

Para a deputada Estela Bezerra, a iniciativa de prestar essa homenagem se dá por conta da história que a ministra tem com a Paraíba e com a luta de uma sociedade melhor. “Eleonora morou em João Pessoa, atuou pelos direitos dos trabalhadores e foi professora na área de sociologia. Foi inspiração para que dezenas de pessoas se interessarem pela política é um ícone para todos os paraibanos”, definiu.

Já a homenageada falou sobre a emoção, alegria e gratidão de receber a cidadania paraibana. “Morei em João Pessoa logo depois que saí da prisão, de 1978 a 1982. Aqui criei meus filhos e ingressei na universidade. É muito bom ter o trabalho reconhecido em um local tão especial”, ressaltou a ex-ministra.

Eleonora Menicucci também falou sobre a importância da conferência. “Essa conferência tem muito a ver comigo. Participei da criação do primeiro grupo feminista para tratar da violência contra a mulher e desigualdade de gênero e um evento como esse serve principalmente para discutir esses asunto”, assegurou.

O título de cidadania paraibana para a Eleonora foi apresentado na Assembleia pela deputada Estela Bezerra, no projeto de lei 58/15. Eleonora Menicucci é mineira, nasceu em 1944 em Lavras. Socióloga pela UFMG lutou contra a ditadura e presa em 1971. Saiu da prisão, avançou nos estudos acadêmicos e em 1978 iniciou sua carreira docente na UFPB. Professora Doutora, trabalha com Sociologia da Saúde e milita no movimento feminista desde o final dos anos 70.

Além de receber a honraria, a secretária Nacional das Mulheres, que também é professora doutora, proferiu uma conferência Magna sobre direitos, participação e poder para as mulheres. A palestra ocorreu logo após a abertura do evento, que contou com a apresentação da Orquestra de Mulheres Jovens do Prima-PB.

A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres também abordou assuntos como a participação das mulheres na política, contribuição dos movimentos feministas para efetivação da igualdade de direitos, com participação nas plenárias da deputada Estela Bezerra, da vice-governadora Lígia Feliciano e da secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Para a secretária de Estado das Mulheres, a conferência estadual é o instrumento da democracia participativa e tem o objetivo de trazer a população e o governo para discutirem juntos políticas para as mulheres, que ainda precisa avançar muito e se interiorizar. “Esse é o momento de avaliar e pensar junto com movimentos sociais, prefeituras, representantes do Governo do Estado e Poder Legislativo para debater esse assunto”, resumiu.

O evento reuniu diversos gestores ligados ao segmento e áreas correlatas como saúde e segurança pública, além de mulheres que ocupam cargos em órgãos e entidades ligadas ao segmento. A programação da Conferência das Mulheres continua nesta sexta-feira (27) com grupos de trabalho e a escolha das delegadas que vão participar da Conferência Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas