Encontro Paraibano de Astrofotografia começa e ocorre até domingo na Paraíba

6
0
COMPARTILHE

Entre os dias 2 e 4 de setembro, ocorre o IV (4º) Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), na cidade de Matureia, no Sertão da Paraíba. Trata-se de um encontro entre astrônomos, astrofotógrafos e o público interessado no assunto para praticar a astrofotografia em um dos melhores locais para observação do céu da Paraíba.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Nos três encontros realizados anteriormente, o evento teve uma média de 40 participantes e uma excelente produção de fotos de galáxias, nebulosas e constelações, além de inúmeras composições fotográficas noturnas, tendo a caatinga e as paisagens típicas do sertão em primeiro plano.

“A principal expectativa e também o principal objetivo do evento, é que, através dessa integração entre os praticantes da astrofotografia, possamos desenvolver mais essa “arte/ciência” no Estado, aumentando o número de praticantes, e melhorando nossas técnicas e equipamentos. Hoje já vejo isso acontecer. Atribuo aos EPAs o mérito de ver a astrofotografia paraibana ganhando projeção nacional. A exemplo, o concurso nacional de astrofotografia do ano passado teve duas fotos da Paraíba entre as 3 primeiras da categoria que disputamos”, explica Marcelo Zurita, organizador do encontro.

Este ano, a programação do encontro contará com exposição de trabalhos realizados em edições anteriores, e serão oferecidas palestras e minicursos no período da tarde. Os participantes passam as noites do evento fotografando o céu.

No dia 3, também a noite, haverá uma programação paralela oferecida pelo IFPB e pela Associação Paraibana de Astronomia: alunos de escolas públicas de Teixeira e Maturéia visitarão o local do evento e serão recebidos para uma sessão de observação pública do céu com os telescópios da APA e do NEPA/IFPB. No ano passado, também foi feita uma observação pública para alunos de uma escola de Maturéia e o resultado, segundo um dos organizadores do evento, foi fantástico. Esse ano, eles esperam atender uma quantidade maior de jovens e crianças.

EPA

O encontro nasceu em 2013, a partir de uma iniciativa da APA – Associação Paraibana de Astronomia em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB. A ideia era reunir os praticantes da astrofotografia da APA além do público interessado. A aceitação do público foi tão grande que, logo no primeiro encontro em novembro de 2013, o evento ganhou uma projeção bem maior do que a esperada.

Em função dessa participação popular, as edições seguintes do encontro ganharam também uma programação teórica. Através de palestras e minicursos, são ensinados os primeiros passos na astrofotografia além de algumas técnicas de tratamento mais avançadas.

Apesar de ser um encontro estadual, conta, desde sua primeira edição, com participantes de outros estados. Isso ocorre devido ao fato do EPA ser o único encontro estadual de astrofotografia em todo o Brasil. E por esse motivo, o evento vem ganhando importância e visibilidade em todo o país, principalmente através das redes sociais.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas