Espanha recorre a tribunal para travar independ?ncia da Catalunha

0
COMPARTILHE

O presidente espanhol, Mariano Rajoy, anunciou nesta segunda-feira (9) que o executivo vai interpor “recurso de inconstitucionalidade” para travar a resolução do Parlamento catalão, que aprovou o início do processo de independência da região.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“No mesmo momento em que se aprovou a declaração [no Parlamento catalão]”, o governo tomou a decisão e “vai interpor um recurso de inconstitucionalidade”, disse Rajoy, numa curta declaração à imprensa em Béjar (Salamanca).

Rajoy acrescentou que “após a reunião extraordinária do conselho de ministros de quarta-feira” assinará o decreto de inconstitucionalidade, para pedir a “suspensão imediata desta iniciativa e de todos os seus possíveis efeitos”.

“O Governo não vai permitir que isto continue. Vamos utilizar todos os meios que o Estado de Direito pôs nas mãos da democracia” para impedir a medida, disse Rajoy, acrescentando que convocou para esta terça-feira (10) reunião com o principal líder da oposição, o socialista Pedro Sánchez, para discutir o problema da Catalunha.

Em 20 de dezembro deste ano realizam-se eleições gerais na Espanha. Rajoy vem acertando posições políticas com os principais partidos quanto à resolução do problema de soberania da região catalã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas