Estacine homenageia cinema mudo e literatura neste m?s de agosto em JP

14
COMPARTILHE

O cinema mudo e a literatura serão os temas dos filmes do projeto Estacine neste mês de agosto. Serão duas mostras: uma nos sábados, chamada “Literatura”, com filmes de livros de autores famosos que foram vertidos para o cinema, e outra intitulada “Charlie Chaplin”, com filmes de Carlitos, nos domingos. As exibições acontecem, respectivamente, no miniauditório III da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Lembrando que a entrada é aberta ao público e os filmes obedecem a classificação indicativa de idade.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Os coordenadores do Estacine, Nyldete Xavier e Rivaldo Dias, informam que nos dias 8 e 9 de agosto não haverá exibições do projeto no local, devido a IX Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), etapa regional que acontecerá na Estação das Artes.

Neste sábado (1), em especial, na Mostra Literatura será exibido o filme “Benjamin”, do livro do escritor, cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, que conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

A arte educadora Nyldete Xavier, que agora está à frente da seleção dos filmes do projeto Estacine, explicou que as mostras são escolhidas a pedido do próprio público que frequenta o projeto nos finais de semana. A Mostra Charlie Chaplin, lembra Nyldete, foi escolhida por mostrar e retratar a realidade da vida e seus vários aspectos.

A Mostra Charlie Chaplin, neste domingo (2), exibirá o filme “Luzes da Cidade”, que retrata a história de um vagabundo (Charles Chaplin) que impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas