Estudantes e professores de JP v?o ? China participar de competi??o mundial de rob?tica

0
COMPARTILHE

Um grupo composto por sete alunos e quatro professores da rede municipal de ensino de João Pessoa vai viajar na quarta-feira (15) para a cidade de Hefei, na China. O grupo vai representar o país na disputa da 19ª Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup 2015.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os sete estudantes fazem parte das escolas municipais Apolônio Sales de Miranda, que fica no bairro de Cruz das Armas, e Moema Tinoco da Cunha Lima, localizada no bairro dos Funcionários II.

O primeiro grupo de alunos, da Escola Apolônio Sales de Miranda, vai competir na categoria dança com robô. Eles se classificaram para a edição 2015 após conquistarem a segunda colocação na categoria “RoboCupJr Rescue B” (ação resgate), onde concorreram com instituições de nível superior.

Os alunos tiveram um ritmo de treinamento duro, com cerca de cinco horas por dia de treinos. Eles vão levar para a Robocup a apresentação “Brasil: Festa e Alegria no Rio 2016”.
Durante a apresentação, os alunos vão utilizar cinco robôs que representam a águia da Escola de Samba Portela, um jogador de futebol, robô atleta, robô bola e um elemento surpresa.

O segundo grupo de alunos, da Escola Momema Tinoco, vai disputar a competição na categoria resgate, e vai ter que fazer com que o robô percorra um labirinto para resgatar cinco vítimas utilizando um sensor de calor. Tudo em um tempo de oito minutos.

A classificação para a competição deste ano ocorreu após os alunos conquistarem o primeiro lugar na categoria “RoboCupJr Dance Primary” na Olimpíada Latino-Americana de Robótica.

Nesta terça-feira (14), os alunos, professores e os pais participaram de uma reunião com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para conhecer os detalhes da viagem.

Segundo o prefeito, a cidade vai ser bem representada pelo alunos e a expectativa é de um grande resultado na parte do conhecimento.

“Esse é o resultado do esforço de uma equipe muito grande e da capacidade e dedicação desses garotos. O que tenho a dizer a eles é que aproveitem muito e que o importante não é trazer qualquer troféu, mas que voltem com mais conhecimento e mais vontade de estudar e se tornarem sempre melhores”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas