Estudantes fazem competição de pontes de macarrão em João Pessoa

COMPARTILHE

Na próxima segunda-feira (23), estarão abertas as inscrições para o Concurso Ser Educacional de Pontes de Macarrão 2017. O evento, que reúne estudantes dos cursos de Engenharia, conta com mais de 15 equipes da Faculdade Uninassau de João Pessoa. No dia 27, os projetos deverão ser apresentados e no dia 31 submetidos ao teste de carga. A ponte de macarrão mais resistente será a vencedora.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O objetivo da competição é testar os conhecimentos dos alunos na área de análise estrutural da Engenharia, através da construção de pontes de macarrão com materiais e dimensões estabelecidos no regulamento do concurso. “O macarrão é um material frágil, mas juntamente com a cola, branca ou epóxi, torna-se bastante resistente. Um pacote de macarrão de 1kg consegue resistir a uma carga de 100 a 200 kg, por exemplo. Na competição, as pontes precisam resistir com o máximo de peso possível”, destacou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Luiz Cipriano.

Ainda de acordo com o coordenador, o peso da ponte não poderá ser superior a 1,5kg e a estrutura deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas. A altura não poderá ultrapassar 50 cm e a largura de 5cm a 20cm. “Com esse desafio, a capacidade de projetar e executar estruturas estarão sendo testadas nos estudantes. Existe ainda competições de pontes de palito de picolé e de papel e isso é interessante para que o aluno veja que cada material tem sua característica e sua finalidade dentro do contexto da estrutura. Dessa forma, estarão melhor preparados para o futuro profissional”, enfatizou.

A etapa local de João Pessoa está marcada para o dia 31, no auditório da Faculdade Uninassau, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1201, no Bairro dos Estados. Os três melhores projetos vão para a etapa nacional e concorrem aos prêmios de 1 mil, 2 mil e 3 mil reais. Para outras informações, os estudantes devem procurar os coordenadores dos cursos de Engenharia ou ligar para o 2107-5929.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas