Evento em Igreja da Capital visa ajudar pessoas a descobrirem seus antepassados

5
0
COMPARTILHE

Ajudar famílias a descobrirem a história dos parentes, por meio do registro do sobrenome, é o maior objetivo da “Feira de Genealogia”, que será realizada no próximo sábado (22), das 13h30 às 17 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na capela instalada na Av. João Machado, no Centro de João Pessoa. O evento tem como aliado um site internacional que coleta informações de fontes públicas oficiais do mundo todo (www.familysearch.org). Tanto o evento como o site são mantidos pela Igreja. A entrada é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição.

Leia mais Notícias do Portal Correio

“O site monta a história da família, com base em informações dos internautas e informações coletadas por integrantes da Igreja em cartórios e cemitérios. Com isso, a árvore genealógica vai se ligando com a de outras famílias e o cidadão vai conhecendo todos os seus antepassados”, explicou o segundo conselheiro da Estaca Torre, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Aílton Dutra.

De acordo com a programação, serão realizadas palestras e exibidos vídeos com o passo a passo para a confecção da árvore genealógica e serão repassadas informações sobre indexação, que é o processo de digitar informações de registros históricos em um banco de dados para pesquisa online. A Indexação do site FamilySearch acessa coleções de imagens digitais em todo o mundo. Acordos contratuais com os guardiões desses registros exigem que essas imagens sejam protegidas.

Cada participante terá o direito de cadastrar uma conta do FamilySearch, com um nome de usuário e senha, necessários para acesso a todos os programas do site, o que permitirá a descoberta dos ancestrais para montar a árvore genealógica. A conta liga a pessoa à Árvore Familiar do site e a registros gratuitos, permitindo que cada um participe da indexação. “Queremos que as pessoas saiam do evento com vontade de saber mais sobre suas origens e, assim, proporcionar um maior estímulo para a valorização da família”, disse Aílton Dutra.

Durante a feira, ainda haverá um momento lúdico onde os participantes poderão ser fotografados com adereços antigos, que remetem a história. As fotos serão enviadas, por email. A Igreja, onde haverá o evento, fica na Rua João Amorim, nº 429, centro. Estão sendo esperadas 400 pessoas.

Árvore Genealógica

É uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos, de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses.

Já foram registradas várias histórias interessantes, por meio desta tecnologia, mantida por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma delas foi a descoberta de que o frei Galvão, primeiro santo brasileiro, é tio de um homem que mora em São Paulo que, por meio da pesquisa, conseguiu conhecer até a 8ª geração da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas