Exposição ‘Áfricas’ fica em cartaz em JP até o domingo, com entrada gratuita

6
0
COMPARTILHE

Fica em cartaz até este domingo (18) a exposição ‘Áfricas’, do fotografo italiano Alberto Banal. A mostra acontece no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco, em João Pessoa. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, domingo e feriado das 10h às 19h.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Mais de 3.000 pessoas já visitaram a exposição. ‘Áfricas’ é resultado de pesquisas e viagens feitas pelo fotógrafo Alberto Banal. Desde 2004, o profissional tem estreita ligação com a cultura quilombola. A partir de estudos sobre o tema, Alberto Banal viajou à África, onde percorreu seis países: Argélia, Marrocos, Etiópia, Zâmbia, Gana e Senegal. “A cada retorno ao Brasil, voltava com novos conhecimentos a partilhar através de exposições, palestras e seminários”, explicou o artista.

A exposição é dividida em três seções temáticas. A parte biográfica dedicada à linha do tempo do continente, como migração da humanidade para o local, descobrimento, explorações, escravidão, guerras e conflitos. A parte fotográfica traz 305 fotografias de 14 países, resultados da pesquisa do artista. Além de fotos próprias, a exposição conta com fotografias de 36 fotógrafos de vários continentes.

A terceira parte é literária e reúne elementos bibliográficos. Nesta parte há a reunião de 180 livros de 53 autores africanos. Cinco banners explicativos sobre: grupos étnicos linguísticos, línguas oficiais, taxa de alfabetização, escritores lusófonos, escritores francófonos e anglófilos. O artista responsável explica que a ideia de colocar a letra ‘s’ no nome da exposição é para ressaltar a pluralidade de culturas no continente, que resultou na exposição “Áfricas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas