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Falha em sistema causa problemas no Detran-PB

Centenas de pessoas têm enfrentado dificuldade ao procurar serviços na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O motivo é uma falha no link de comunicação entre o órgão, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e Secretaria da Receita. O sistema é necessário para realização de todos os serviços prestados ao público.

Nesta quinta-feira (7), a reportagem do Portal Correio esteve na sede do Detran-PB e acompanhou o problema. Até as 10h30 (horário local), somente sete fichas tinham sido chamadas nos guichês de atendimento. O número de pessoas que pegaram senhas para atendimento, no entanto, passava de 150. Muitas pessoas desistiram da espera. Os usuários relatam que o problema acontece desde a sexta-feira (1º), mas o órgão alega que falhas começaram na terça (5).

Um dos usuários que perdeu a viagem foi o motorista autônomo Paulo César Albuquerque. Ele contou que precisa dar entrada na documentação exigida para transferência de posse de veículo, mas já ‘quebrou a cara’ duas vezes somente nesta semana.

“Anteontem [terça-feira] eu vim para fazer a vistoria e não consegui porque o sistema estava fora do ar. Acabei recorrendo a uma empresa privada, autorizada pelo Detran a realizar o serviço. Lá foi bem rápido. Mas ontem e hoje tentei dar entrada na documentação aqui e não consegui”, lamentou Paulo César, que precisa regularizar a situação para voltar a trabalhar. “É um absurdo porque esse é um serviço pago, o Detran não está fazendo nada de graça. Pelo dinheiro que entra aqui, era para esse sistema funcionar a todo vapor”, completou o motorista.

Segundo foi informado a Paulo César Albuquerque, uma vez que é dada entrada na documentação, o processo é rápido e dois dias depois a situação estaria regularizada. Porém, o vendedor Admilson Andrade contou à reportagem que realizou o mesmo procedimento no dia 24 de novembro e ainda não recebeu o documento. Ele relatou que mora em Bayeux e tem se ausentado do trabalho todos os dias dessa semana, mas nunca conseguiu ser atendido devido aos problemas no sistema. “Aqui as coisas só funcionam rápido quando tem intermédio de despachantes”, criticou o vendedor.

O servidor dos Correios e Telégrafos Genildo Herculano foi outro que enfrentou problemas no Detran. Ele chegou por volta das 9h15 e recebeu a senha de número 149, porém o painel de chamada aos guichês estava parado na ficha 7.

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Demora no serviço irrita e preocupa usuários (Foto: Portal Correio)

Além dos usuários, servidores também se mostraram incomodados e até desenganados com a situação. “Um deles chegou a me dizer que, pela experiência dele, o sistema não volta hoje e provavelmente vai ficar nessa pisada até o fim do ano. O que me preocupa é que existe um prazo para essa regularização. Se eu não conseguir até 1º de janeiro, eu teria que pagar uma multa”, desabafou Paulo César Albuquerque.

Outro lado

O gerente de Tecnologia da Informação do Detran-PB, João Eduardo Melo, admitiu que há falhas no sistema e apontou que o problema só atinge a sede no bairro de Mangabeira. Ele explicou que o sistema é interligado por links. A empresa responsável por gerenciar esses links é a Oi.

“O sistema apresentou problema intermitente de comunicação entre o Detran, Codata e Secretaria da Receita. Você vai encontrar usuários que vieram aqui e não foram atendidos e, coincidentemente, vieram no dia seguinte e encontraram mais uma vez o sistema fora do ar. Mas, em momento algum nesses três dias o sistema ficou parado o dia inteiro. São momentos intermitentes, como o de agora, porém somente aqui na sede. No interior do estado e nos outros seis postos de atendimento do Detran em João Pessoa, o serviço está normal”, afirmou.

João Eduardo Melo disse também que ainda não há uma previsão efetiva para normalização do serviço, mas equipes do Detran, Codata e Oi estão unindo esforços para resolver a situação no menor tempo possível. “A gente entende que é um transtorno para os usuários, mas já abrimos um chamado com mais força na Oi para que esse problema seja solucionado”.

O gerente Tecnologia da Informação do Detran-PB garantiu que nenhum servidor terá prejuízo financeiro por conta da interrupção no sistema. Veja no vídeo abaixo:

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