Fim de semana tem cinema, m?sica e yoga na Esta??o Cabo Branco, em Jo?o Pessoa

18
0
COMPARTILHE

As atividades comemorativas do mês de aniversário da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que completou sete anos, prossegue neste final de semana com música, cinema e yoga gratuita para todos os públicos.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Nesta sexta-feira (17), às 16h, se apresenta a Banda Marcial Padre Pedro Serrão com o tradicional corpo coreográfico executando marchinhas e dobrados na apresentação que serve ao mesmo tempo de treino para o desfile cívico de 7 de Setembro.

Também na sexta-feira (17), o professor Ravi Miranda, do Espaço Yoga, ministrará um aulão de Yoga. Os interessados em participar desses momentos não precisam efetuar inscrição, bastam apenas comparecer na sala de convenção do prédio administrativo, a partir das 19h, munido de roupas leves, uma toalha ou um tapete para melhor aproveitamento.

A atividade da yoga tem como intuito promover a melhora de vida de seus praticantes em alguns aspectos. Durante a atividade são realizados movimentos de respiração, alongamento e relaxamento muscular, além de promover a flexibilidade corporal. “O objetivo das aulas é fomentar, em seus praticantes, a compreensão de que a respiração, o movimento e consciência são três elementos de uma única realidade”, comentou o professor Ravi Miranda.

Música

No sábado (17), a partir das 16h, no auditório da Estação Cabo Branco, se apresenta a Orquestra Sinfônica do Município de João Pessoa (OSMJP) com repertório que vai de “Aquarela do Brasil”, a peças para trombone e trompete (Fantasias), uma coletânea de músicas de Elis Presley, um jazz (“Abracadabra”), Swingue e outras. Nesta apresentação a OSMJP será regida pelo maestro Rômulo Albuquerque, que está na coordenação da Orquestra deste a criação.

Segundo o maestro, essas apresentações são muito importantes para expansão da música clássica. No ano passado a Orquestra participou de 25 concertos didáticos e livres apresentações.

A OSMJP é formada hoje por 60 componentes, na sua maioria adolescente, que moram em bairros da periferia da cidade de João Pessoa, e que viram na música uma oportunidade de melhoria e qualidade de vida.

Tai Chi Chuan

Às 17h haverá aula de Tai Chi Chuan, na sala de convenções 1 do prédio administrativo. A entrada também é gratuita e a aula será ministrada pelo professor Anselho D´Castilho e equipe da Federação Paraibana de Tai Chi Chuan, Artes, Filosofia e Ciências Orientais e Academia Plataforma Fitness. São duas horas de atividade.

O Tai Chi Chuan é uma ciência típica do saudável esporte chinês. É também um caminho filosófico e uma arte de autodefesa hábil e elaborada. Daí os antigos mestres chineses a denominarem “chuan” ou graciosa, nutridora da vitalidade e mantenedora da saúde. O Tai Chi Chuan marcial é a técnica de luta e arte de autodefesa, respectivamente. “Tai Chi Chuan” é um aspecto da venerável cultura chinesa e também uma arte única, profunda e peculiar da ciência clássica do país dos mandarins.

Tai Chi Chuan é um tipo de exercício gracioso, resultante do uso hábil do suplemento mútuo do Tai Chi-Yin (ou princípio cósmico), isto é: Terra, Lua, feminino, negativo; e Yang ou princípio positivo, ou seja, céu, Sol, masculino; princípios de expansão, de limitação, de movimento e de quietude. O Tai Chi Chuan serve para tornar as pessoas tanto mental como fisicamente saudáveis, deixando-as, além disso, aptas para enfrentar as lutas físicas e mentais de um modo milagroso. Tai Chi Chuan é um tipo de esporte (ou exercício) benéfico à saúde, apropriado às pessoas de todas as idades. É uma prática natural, livre, fácil e suave.

Cinema

Ainda no sábado (18), 16h, no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra o público poderá assistir gratuitamente o filme “Uma Noite no Museu 2”, (EUA-2009). O filme tem duração de 1h45min e classificação indicativa de 10 anos de idade. No domingo (19) o projeto Estacine exibe o filme O Incrível Hulk (EUA- 2008), com duração de 1h52 minutos e classificação indicativa de idade de 12 anos.

Astronomia

Também no domingo (19) haverá observação dos astros e planetas com as lunetas e telescópio do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, com o professor Marcus Jerônimo. As observações acontecem a partir das 18h e dependerá das condições climáticas do dia.

Exposições

Durante o mês de aniversário estarão abertas as exposições de artes visuais “Ocean” da Aliança Francesa, “Retalhos da Mata” de Alhandra (PB), “Mostra de Xilogravuras” de José da Costa Leite, “Milagres do Sertão” (fotografia) e “Exposição de Desenhos de Percy Fragoso” (em carvão/cartão). As exposições estão expostas na Galeria da Estação das Artes, prédio ao lado.

No final de semana, sábado e domingo, o horário de funcionamento é das 10h até 21h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas