FMI diz estar pronto para trabalhar com autoridades gregas

0
COMPARTILHE

Após os líderes da zona do euro terem chegado a um acordo com a Grécia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou, nesta segunda-feira (13), estar pronto para trabalhar com as autoridades gregas e os parceiros europeus para que avance esse “importante esforço”.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“O FMI está pronto para trabalhar com as autoridades gregas e os parceiros europeus para ajudar a mover este importante esforço para a frente”, registrou o fundo numa declaração escrita divulgada nesta segunda-feira (13).

A mesma nota diz que a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, informou o Conselho Executivo do Fundo os resultados da reunião de líderes da zona do euro.

Os chefes de Estado e de Governo da zona do euro, reunidos em Bruxelas, chegaram na manhã de hoje a um acordo sobre a Grécia, após 17 horas de negociações.

O acordo inclui um fundo com ativos gregos no valor de 50 bilhões de euros para ser usado para abater à dívida e, sobretudo, para pagar o dinheiro que vier a ser usado na recapitalização dos bancos gregos.

Depois do acordo alcançado sobre um terceiro programa de ajuda à Grécia, o processo está agora do lado grego, uma vez que cabe ao executivo, liderado por Alexis Tsipras, legislar sobre os assuntos acordados e levar ao Parlamento para aprovar.

Os parceiros europeus querem que até quarta-feira (15) sejam aprovadas no Parlamento grego medidas como aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), reforma do sistema de pensões ou legislação laboral.

Ainda nesta semana, os parlamentos da Alemanha, Holanda, Finlândia, Áustria, Eslováquia e Estônia ainda terão de aprovar a abertura formal de negociações para um terceiro resgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas