F?rum da internet em JP ter? 40 pa?ses e seguran?a ser? dos ‘boinas azuis’

12
COMPARTILHE

Quarenta países já confirmaram presença no Fórum de Governança da Internet, que começa no próximo dia 9 de novembro, em João Pessoa, e se estende até o dia 13. O evento mundial, que terá esquema especial de segurança, com os ‘boinas azuis’ da Organização das Nações Unidas, reunirá na capital paraibana gigantes da internet como Google, Microsoft e Facebook, além de representantes de governos estrangeiros.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Toda área do Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima passará, durante o evento, a ser considerada território da ONU. Haverá desvios no tráfego aéreo e cães farejadores serão utilizados para o rastreamento de bombas no dia 7.

Os detalhes do evento foram revelados pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Cláudio Furtado, durante entrevista no programa 27 Segundos, da RCTV (emissora por assinatura do Sistema Correio de Comunicação). Ele disse que, dentre os vários assuntos debatidos pelos participantes, terá destaque a polêmica da neutralidade da internet.

De acordo com o presidente da Fapesq, um dos organismos locais de coordenação do fórum, o IFG (sigla do evento em inglês) tratará do novo modelo de governança da internet mundial, debatendo sobre ‘cybersegurança’ e privacidade dos usuários da rede. Ao comentar sobre a interferência dos Estados na internet, citando países como China e Rússia, que restringem acessos à população para determinados conteúdos, Furtado disse que o modelo atual da gestão da internet no Brasil é considerado um modelo para o mundo.

O IFG terá cerca de 2,3 mil participantes, dos quais 1,3 mil estrangeiros. Está também confirmada a presença do vice-diretor executivo do Google, empresa que promoverá um evento paralelo no Centro de Convenções.

Cláudio Furtado revelou ao jornalista Hermes de Luna que o governo estadual atraiu o evento para a Paraíba em 2014, quando enviou representantes a Istambul, na Turquia, para as negociações. A partir de então, uma missão da ONU visitou a o estado durante a ‘Robocup’ do ano passado, quando pôde constatar a viabilidade do evento em João Pessoa.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas