Fundação Solidariedade e Fecomércio firmam parceria sobre objetivos da ONU

38
0
COMPARTILHE

A Fundação Solidariedade e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) firmaram, na tarde desta terça-feira (21), um termo de cooperação técnica para difundir nas escolas e empresas que integram a entidade e o sistema Sesc/Senac os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), essas metas buscam promover no mundo, até 2030, ações de saúde, sustentabilidade e bem estar social. Veja vídeo mais abaixo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Com a parceria formalizada com a Fecomércio, a Fundação Solidariedade vai realizar atividades voltadas ao meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável em escolas públicas e particulares do Estado e também nas empresas do setor comercial. Entre os produtos idealizados está a confecção de uma cartilha com a apresentação dos ODSs e como essas metas podem ser aplicadas no dia a dia.

“A Fecomércio é uma parceira importante, tanto na disseminação interna que a Federação já faz, como também em mostrar essas ações em uma cartilha, que vamos distribuir nas escolas e empresas para que as pessoas possam criar a cultura de aplicar esses objetivos e para que todos nós possamos promover o desenvolvimento sustentável para um mundo melhor”, explicou a presidente da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro.

O presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, lembrou que a entidade já é parceira da Fundação Solidariedade em outras ações sociais e o termo assinado amplia as iniciativas existentes. “A partir de agora, vamos iniciar ações levando esses Objetivos de Sustentabilidade até as escolas e empresas do comércio, setor de serviços e turismo. Essa parceria com a Fundação Solidariedade é importante demais porque demonstra que não só o setor público é o grande responsável, mas que todos nós, empresa e sociedade como um todo, devemos colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade e do Estado”, reforçou Marconi Medeiros.

Comitê

A coordenadora da Fundação Solidariedade, Núbia Gonçalves, lembrou que a Fecomércio é mais uma entidade a formar o Comitê em Prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (CODS-PB), que será um agrupamento multisetorial para implementar ações sociais, como prevê os ODSs em cumprimento a agenda 2030 estabelecida pela ONU.

“As empresas e instituições que assinaram o termo de cooperação, como a Fecomércio, e as demais futuras parceiras vão integrar o CODS-PB e ser multiplicadores e aplicadores dos ODSs nos ramos em que atuam. Mensalmente, a Fundação Solidariedade, com o apoio da Fecomércio, vai produzir um informativo dos ODSs no Estado que virá em forma de encarte no Jornal Correio da Paraíba, além de ser disponibilizado nos portais do Sistema Correio e das empresas e entidades participantes”, acrescentou Núbia Gonçalves.

Outra iniciativa lembrada pela coordenadora da Fundação Solidariedade é o engajamento das empresas e entidades participantes no projeto ‘Plante Uma Vida’, o qual sugere que a cada filho nascido de um colaborador do Sistema Correio de Comunicação, uma árvore é plantada no Estado. A partir de agora, essa ação será estendida às empresas e entidades parceiras da Fundação e também levada às escolas públicas e privadas do Estado.

“Vamos sugerir que as empresas plantem uma árvore conforme o número de colaboradores e as escolas conforme o número de alunos. Tudo isso terá que ser registrado na plataforma online ‘Onde Plantei’ (www.ondeplantei.org.br)”, acrescentou Núbia Gonçalves.

Evento

A Fecomércio vai promover, a partir desta quarta-feira (22) até o próximo dia 26, e do dia 29 a 2 de abril, as Semanas da Água e da Árvore. Com o apoio da Fundação Solidariedade, serão realizadas uma série de atividades educativas e sociais no Sesc Gravatá, em João Pessoa.

17 ODS adotados pela Fundação Solidariedade:

1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas