Fundo da zona do euro j? recebeu pedido de novo programa de resgate da Gr?cia

0
COMPARTILHE

O fundo de resgate da zona do euro já recebeu o pedido formal da Grécia de um terceiro programa de ajuda financeira, de acordo com fonte oficial citada pelas agências de notícias.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a agência France Press, o pedido foi feito para um novo programa de três anos. No entanto, o Mecanismo Europeu de Estabilidade ainda não informou oficialmente os detalhes do pedido.

Nessa terça-feira (7), o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que após o pedido chegar ao Mecanismo Europeu de Estabilidade seria convocada “de imediato” uma reunião, por teleconferência, dos ministros das Finanças da zona do euro para começar o processo de avaliação do pedido. No entanto, uma fonte disse à Lusa que o que está previsto agora é apenas uma reunião do grupo de trabalho do Eurogrupo, formado pelos vice-ministros das Finanças, a ser realizada no início da tarde.

O pedido formal de ajuda do governo grego ao fundo do euro é o primeiro passo exigido pelos líderes das instituições da região para aceitar avaliar um terceiro pacote de resgate para Atenas.

Para obter a nova ajuda, o Executivo liderado por Alexis Tsipras tem ainda de apresentar, até amanhã (9) à noite, propostas concretas de reformas que está disposto a executar em troca do novo pacote financeiro.

Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. Tudo isso deverá ocorrer até domingo (12), quando está marcada nova cúpula, considerada o Dia D para a Grécia.

“Temos cinco dias para chegar a um acordo definitivo. Tenho de dizer alto e bom som que o prazo final é esta semana”, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu pela primeira vez que o Executivo tem um “cenário de Grexit ” (saída da Grécia do euro) preparado em detalhe.

Se houver um acordo até domingo quanto às medidas a serem adotadas pela Grécia em troca de novas medidas, haverá uma reunião só da zona do euro, para dar apoio político a um terceiro resgate.

Se não houver acordo, ocorrrerá uma cúpula com os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia, para avaliar as consequências na comunidade de um Grexi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas