Fundo Verde para o Clima financia oito projetos em pa?ses emergentes

0
COMPARTILHE

O Fundo Verde para o clima da Organização das Nações Unidas anunciou nesta sexta-feira (6) o financiamento de oito projetos para ajudar os países do sul na luta contra o aquecimento global, a três semanas da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), em Paris.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os países emergentes, juntos pela primeira vez para um futuro acordo climático a ser concluído em Paris, esperam um apoio financeiro dos países ricos, para lidarem com as consequências do aquecimento global, um ponto-chave nas negociações.

O financiamento é um assunto polêmico para os países ricos e emergentes, que negociam um acordo global sobre a redução da emissão de gases de efeito de estufa.

Em comunicado, o Fundo Verde informou ter aprovado 155 milhões de euros para oito projetos em países como o Peru, Malaui, Senegal, Bangladesh, Fiji e Maldivas, bem com um outro que ainda não foi revelado.

“O fundo está a funcionando efetivamente, estou confiante que os financiamentos vão aumentar e servir para projetos muito maiores num futuro próximo”, disse o co-presidente do conselho Henrik Harboe.

Os países emergentes esperam que os países ricos demonstrem como pretendem cumprir a promessa feita em 2009 de mobilizar 92 bilhões de euros por ano para financiar as políticas do clima a partir de 2020.

“A aprovação destes primeiros projetos é uma etapa importante”, disse responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas