Graziela Kunsch realiza workshop gratuito na Esta??o das Artes, em Jo?o Pessoa

0
COMPARTILHE

A Estação Cabo Branco, em João Pessoa, em parceira com o Rumos Itaú Cultural, abriu inscrições para o workshop ‘Performance e Desobediência’, da artista plástica e professora paulista Graziela Kunsch. As inscrições já começaram, são gratuitas, e estão sendo feitas exclusivamente pelo e-mail estacaocbcuradoria@hotmail.com até o dia 25 de junho. Estão sendo oferecidas apenas 15 vagas.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Para se inscrever é necessário enviar um currículo acadêmico ou minibiografia e uma carta de interesse junto com nome, endereço e contatos telefônicos. No período de 26 até 29 de julho, os inscritos serão submetidos a um processo seletivo, que será avaliado pela artista plástica Graziela Kunsch. De 30 de junho a 1º de julho os aprovados serão comunicados, por e-mail, pela equipe da curadoria da Estação Cabo Branco.

O Workshop acontecerá de 7 a 9 de julho (terça a quinta-feira), manhã e tarde, no horário de 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, na Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco, no Altiplano. As aulas fazem parte do projeto itinerante Workshop Singularidades/Anotações – Rumos Artes Visuais, realizado pelo instituto desde o início do ano.

O tema da performance ‘Performance e Desobediência’ permeia os três dias do workshop. No programa, Gabriela Kunsch apresenta algumas obras próprias com as mais variadas linguagens, a exemplo do desenho, videoinstalação, roda de conversa, palestra, texto e outras. As obras levaram os participantes a experimentar nas ruas da cidade de João Pessoa. Partindo da contestação em relação aos sistemas sociais dos dias de hoje, a artista, editora, crítica, curadora e professora estimulará os participantes a realizar um projeto próprio, individual ou em grupo com as ferramentas ministradas em aula.

Sobre a artista

Os projetos de Graziela Kunsch frequentemente implicam um alargamento do chamado “público da arte”, relacionando-se com contextos políticos e sociais. Dentro do contexto da arte, ela costuma dar respostas críticas a certos modos de funcionamento das instituições. Marcam a sua carreira, a participação como artista em duas edições da Bienal de São Paulo – 29ª Bienal (2010) e 31ª (2014) – e o trabalho atual como editora da revista Urbânia, hoje no quinto número (disponível em naocaber.org/revista-urbania-5). Gabriela é ainda doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e membro do grupo História da Experimentação no Cinema e na Crítica na mesma universidade.

Itinerância Singularidades-Anotações

A oficina ‘Performance e Desobediência’ é a sexta da série de workshops Singularidades/Anotações, que em 2015 segue por cidades do país até completar 10 itinerâncias. O projeto esteve em Niterói (RJ), Campo Grande (MS), Natal (RN), Goiânia (GO) e em Rio Branco (AC); os próximos destinos serão Vitória da Conquista (BA), Londrina (PR), Florianópolis (SC) e Santos (SP), ministradas por 11 artistas contemplados no Rumos Artes Visuais.

O grupo foi selecionado por Aracy Amaral, Paulo Miyada e Regina Silveira – curadores desta série que dá continuidade ao objetivo da exposição Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013, também sob curadoria dos três: apresentar ao público o legado deste que é o principal programa de fomento no Itaú Cultural nos últimos 18 anos. Realizada em 2014 no instituto em São Paulo, a mostra exibiu obras de outros 35 artistas de todas as regiões do país escolhidas pela curadoria entre os contemplados em todos os editais de Artes Visuais e Arte e Tecnologia do Rumos.

“Os artistas selecionados pela equipe curatorial para esta fase de Singularidades/Anotações têm suas trajetórias ligadas a práticas relacionadas à educação e à formação”, explicou Sofia Fan, gerente do núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. “Como a ideia é gerar trocas de experiências e referências, esta série pode resultar na aproximação destes artistas, que já passaram pelos Rumos com o público e a produção local”, concluiu.

SERVIÇO:
Performance e Desobediência
Workshop Singularidades/Anotações – Rumos Artes Visuais
Com Graziela Kunsch
De 7 a 9 de julho (terça-feira a quinta-feira)
Das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Inscrições: de 8 a 25 de junho pelo e-mail
estacaocbcuradoria@hotmail.com
Processo seletivo: 26 a 29 de junho
Confirmação dos selecionados: 30 de junho e 1 de julho
Estação das Artes Luciano Agra – Estação Cabo Branco
Av. João Cirilo Silva, S/N – Altiplano – João Pessoa (PB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas