Gr?cia: negocia??es para terceiro resgate come?am em Atenas

15
COMPARTILHE

As negociações entre a Grécia e os credores internacionais para um terceiro resgate, estimado em até 86 bilhões de euros em três anos, começaram oficialmente nesta terça-feira (28).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Ao todo, 12 técnicos da Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo de Estabilização Europeu (MEE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) visitaram esta manhã a Secretaria-Geral de Contabilidade.

Nesta primeira etapa das negociações, os técnicos vão recolher dados sobre o estado das finanças públicas para fazer uma nova avaliação à luz do impacto que tiveram as restrições bancárias impostas há um mês na evolução financeira.

Há cálculos da Comissão Europeia que mostram que o impacto do controle de movimentos de capitais sobre a economia vai obrigar a rever drasticamente as estimativas do crescimento econômico.

Em vez dos cálculos originais – que partiam de uma estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia de 0,5% neste ano –, agora se prevê uma recessão de pelo menos 4%.

O Governo de Alexis Tsipras quer tentar evitar pedir um novo empréstimo intermediário e, por isso, quer concluir um acordo antes de 20 de agosto, data em que vencem novos pagamentos ao Banco Central Europeu para os quais não há fundos disponíveis.

Tsipras quer evitar um novo empréstimo intermediário, necessário se não for concluído um acordo definitivo, porque este estaria vinculado a medidas que teriam de ser aprovadas no Parlamento.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas