Hemocentro da PB começa ‘Junho Vermelho’ e comemora Dia do Doador de Sangue

30
COMPARTILHE

O Hemocentro da Paraíba lançou nesta terça-feira (14), a campanha de incentivo à doação de sangue ‘Junho Vermelho’, que ocorre em vários estados do país. A data foi escolhida em razão da comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os doadores foram recepcionados com músicas juninas, palestras, ginástica laboral e comidas típicas de São João. Os doadores Azenete de Carvalho e Luis Paulo Firmino foram homenageados por terem o maior número de doações e estarem completando aniversário nesta terça-feira.

“Hoje é um momento especial, onde parabenizamos os doadores pelo seu dia e pelo gesto de solidariedade, e ainda fazemos um apelo para toda a sociedade sobre a importância de doar sangue e salvar vidas”, explica a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral.

No estado, a campanha segue até o dia 30 de junho, e se estende em toda a hemorrede, composta de dois Hemocentros (coordenador, na Capital e o regional, em Campina Grande) e 11 Hemonúcleos.

Ainda esse mês acontecem duas ações de coleta externa, uma neste sábado (18), no Shopping Mangabeira e no dia 30, na CBTU. “Agora mais do que nunca contamos com a colaboração de todos, pois sabemos da necessidade e urgência de sangue, e a dificuldade de doações devido ao período festivo e de férias, quando o número de doadores diminui”, esclarece Divane.

Junho Vermelho: O “Junho Vermelho” começou em São Paulo. Foi escolhido este mês devido ao frio e férias, quando há uma grande queda nas doações de sangue. No Nordeste, um dos motivos para se realizar a campanha é o período junino. “Como esta é uma das datas mais comemoradas na nossa região, as doações também diminuem, mas a demanda aumenta devido o número de acidentes de trânsito e queimaduras. Portanto, sugerimos que as pessoas, antes de irem pros festejos, passem no Hemocentro e façam suas doações para desfrutar do prazer de salvar vidas das pessoas necessitadas de generosidade”, explica Sandra.

Condições para ser doador de sangue:

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

– Pesar acima de 50 quilos;

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

– Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Leia
mais notícias
em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no
Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar
informações à Redação
do Portal Correio pelo
WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas