Hildeberto Barbosa lan?a livro de cr?nicas e fanzines em Jo?o Pessoa

12
0
COMPARTILHE

O professor da Universidade Federal da Paraíba Hildeberto Barbosa lança, no próximo dia 20 de junho, os livros “Palimpsesto: uma pauta aberta” e “Vou por aí”. O lançamento acontece no Sebo Cultural, em João Pessoa.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

“Palimpsesto: uma pauta aberta” é uma espécie de fanzine cultural e poético, com 83 números, em edição fac-similar, elaborado por Hildeberto Barbosa Filho nos anos 90, com tiragem de 500 a mil exemplares semanais, distribuídos gratuitamente nos corredores da UFPB, bares e botecos da cidade. Seu objetivo central era promover o debate cultural, poético e político de maneira informal e irreverente.

A crítica dos valores e das instituições também estava em sua pauta surpreendente e cheia de criatividade. Poeticidade, criticiddade, memória, registro, revelação, informação, opinião e análise permeia o espaço da folha caleidoscópica que muito fez pelo desenvolvimento da esfera e estética cultural da cidade.

Já “Vou por aí” é um livro de crônicas. Nele, Hildeberto Barbosa Filho reúne alguns textos de sua “Letra lúdica”, coluna dominical do jornal A União, transitando entre o artigo jornalístico e a crônica literária, através dos quais dialoga com o cotidiano e seus sortilégios, abordando os temas e as situações mais variados. Escrito em estilo ágil, leve e fluido, tocado sobretudo pelo halo poético da palavra, “Vou por aí” revela outra face de Hildeberto Barbosa Filho, desta feita, a do cronista e na tradição dos melhores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas