HQ sobre o poeta popular Zé da Luz será lançada nesta quinta-feira em JP

44
0
COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (1º), acontece o lançamento do livro Zé da Luz em quadrinhos, 16º volume da coleção ‘Primeira Leitura’, do Balcão de Livros da Energisa e Editora Patmos. A obra tem roteiro de Jairo Cézar e ilustrações de Américo Filho. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 19h, na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Considerado um dos maiores nomes da poesia popular nordestina e recordista de vendas em livrarias de norte a sul do país, o paraibano Severino de Andrade Silva tornou-se nacionalmente conhecido como ‘Zé da Luz’ após sucesso alcançado pelo primeiro livro que assinou com esse pseudônimo – Brasil Caboclo, editado em 1936 e que já teve mais de uma dezena de reedições.

O livro de Zé da Luz é, há mais de 80 anos, considerado um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil. Para estudiosos, as tiragens e vendagens da obra de Zé da Luz só podem ser comparadas aos números obtidos por outro mestre do gênero, Catulo da Paixão Cearense, em quem o poeta paraibano confessadamente se inspirou.

A Patmos Editora toma como exemplo da popularidade de Zé da Luz o fato de que a sexta edição de ‘Brasil Caboclo’, lançada em 1960, pela extinta editora Acauã, alcançou um total de vendas até hoje não atingido por qualquer outro título da empresa. Carlos Roberto, fundador da Patmos, esteve à frente da editora até a morte prematura que surpreendeu seus familiares e amigos em outubro de 2016.

O roteirista do novo título da coleção Primeira Leitura, Jairo César (as ilustrações são de Américo Filho) revelou que a obra ‘Zé da Luz em Quadrinhos’ foi tratada com muito zelo e cuidado. “Escrever a biografia em quadrinhos de um homem tão único não foi tarefa fácil. Mas, buscamos minuciosamente contar a vida e obra do poeta da forma mais fiel. Os leitores serão iluminados com a luz dos versos deste genuíno poeta popular e paraibano”, reconheceu.

Após o lançamento, Jairo Cézar e Américo Filho, roteirista e ilustrador da obra, respectivamente, farão uma sessão de autógrafos, acompanhados de um coquetel oferecido pela Energisa e Usina Cultural Energisa.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas