HUs da Paraíba participam do mutirão nacional com cirurgias, consultas e exames

96
0
COMPARTILHE

O Hospital Universitário Lauro Wanderley e o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em João Pessoa e em Campina Grande, respectivamente, participam nesta quarta (31) do 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A rede está com expectativa de recorde de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, espalhados pelas cinco regiões do país. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e mudar a vida de muitas pessoas, como na primeira edição do evento. Comente no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

No HULW, em João Pessoa, serão realizados 24 procedimentos, entre consultas e exames, para a realização de 12 cirurgias do tipo ‘Sling’, procedimento destinado à correção de incontinência urinária feminina. Segundo o assessor do hospital, Rogério Monteiro, os participantes já foram selecionados através do critério ‘prioridade’, seguindo a fila da cirurgia.

No Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, um grupo de cerca de 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e radiologia, participará do mutirão realizando consultas em mastologia, exames de mamografia, exames de ultrassonografia ginecológica e mamária, exames rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de palestras sobre prevenção e tratamento de câncer de mama e de colo do útero. O atendimento acontece das 8h às 19h e tem as mulheres como principal alvo.

Das 8h às 17h, o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) também participará do evento com atendimentos voltados à saúde da mulher. Serão realizados exames de ultrassonografia e colposcopia, além de diversas ações educativas no hospital, escolas, presídio feminino, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), entre outros locais, com a participação de docentes e estudantes de diversos cursos.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

*Matéria atualizada para trazer informações sobre os HUs de Campina e Cajazeiras.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas