Ingá e Queimadas recebem cinema gratuito neste fim de semana

14
0
COMPARTILHE

Os municípios de Ingá e Queimadas, no Agreste paraibano, vão se transformar neste final de semana em grandes salas de cinema ao ar livre com mais uma edição do Cine Sesi Cultural. Até o mês de agosto, o projeto vai levar filmes de qualidade para 40 localidades do Estado que já não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Nesta sexta-feira (31), sábado (1º) e domingo (2), a praça Antenor Navarro, em Ingá, e a rua que fica ao lado da Igreja Matriz, em Queimadas, recebem uma programação composta de longas e curtas-metragens. As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, elevadíssima qualidade técnica e de conteúdo, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País.

O resultado pode ser visto na grande tela nos dias de exibição do projeto, uma superprodução do SESI-PB. “Por meio do cinema, conseguimos levar de forma ampla o sentimento, a educação e a cultura para as pessoas. Aproximando, assim, todos os povos para arte que confraterniza”, afirma o Diretor Regional do Sesi, Francisco Buega Gadelha.

Realizado pelo Instituto Origami, o projeto tem a curadoria de Lina Rosa, e prioriza filmes com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo. Histórias que estimulem a capacidade de reflexão, o pensamento crítico e criativo e o direito de sonhar e de sorrir. “É um trabalho pela democratização do acesso à sétima arte com inclusão, respeito à inteligência do espectador e a ocupação de patrimônios históricos e naturais”, reforça a curadora.

A integração com a comunidade e o estímulo à produção local são outros aspectos importantes do Cine Sesi Cultural. Ainda são oferecidas oficinas de animação para os jovens de quatro municípios escolhidos. O resultado do trabalho é apresentado em formato de curta-metragem, durante as sessões itinerantes. O projeto também atua nas escolas, com aulas de campo, incentivam a ida ao cinema como modo disciplinar, a partir de manual pedagógico.

O Cine Sesi Cultural se destaca também pelo cuidado com a acessibilidade. Pessoas com deficiência auditiva são contempladas pelas legendas que constam nos longas-metragens; voluntários para fazer audiodescrição também estão disponíveis para pessoas com deficiência visual. O acesso para pessoas com dificuldade de mobilidade também foi pensado.

Desde o início de março, o Cine Sesi Cultural já passou pelos municípios de Aroeiras, Natuba, Gado Bravo e Umbuzeiro, alcançando um público de quase 15 mil pessoas.

Confira programação completa

Sexta-feira (a partir de 18h30)

Curta Oficina de Animação “O Sumiço do Bode Rey”
Curta-metragem “Sophia”
Longa-metragem “O Menino no Espelho”

Sábado (a partir de 18h30)

Curta-metragem “Guida”
Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”

Domingo(a partir de 18h30)

Curtas Oficina de Animação “Boneca de Pano”
Curta-metragem “Caminho dos Gigantes”
Longa-metragem “Zootopia”

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas