‘Interatos’ tem espetáculos de teatro e dança e oficina de circo em JP

Apresentação será às 20h, no teatro Santa Roza, em João Pessoa. Silvana estará acompanhada das dançarinas Dárida Faggi e Roberta Mitsuda (do estúdio Padmaa Arte e Cultura – de São Paulo)

0
COMPARTILHE

interatos-tem-espetaculos-de-teatro-e-danca-e-oficina-de-circo-em-jpA Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza até o dia 19 deste mês, mais uma edição do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”. Nesta sexta-feira, dia 6, está programado o espetáculo ‘Odissí – A dança de Orissa’, com Silvana Duarte (de São Paulo). A apresentação será às 20h, no teatro Santa Roza, em João Pessoa. Silvana estará acompanhada das dançarinas Dárida Faggi e Roberta Mitsuda (do estúdio Padmaa Arte e Cultura – de São Paulo). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O espetáculo tem 55 ​minutos de duração, com as coreografias Guru Kelucharan Mohapatra, Guru Sharon Lowen e Guru Ratikant Mohapatra. É uma forma de dança curvilínea e sedutora que traz a representação das esculturas templárias do estado de Orissa. Canto, dança e ritmo contam histórias de deuses, deusas e de homens divinos. O figurino é de Bahagirath Das.

A mesma Silvana Duarte ministrará oficina de dança indiana (estilo Odissí), sábado (7), das 10h ao meio-dia, na escola de dança do Teatro Santa Roza. As inscrições ainda estão abertas. Contato através do e-mail: dancafunesc@gmail.com.

Silvana Duarte é profissional da dança há 33 anos. Há mais de duas décadas dedica-se exclusivamente ao estudo e promoção da tradição Odissi e da cultura indiana, por meio de palestras, espetáculos e workshops.

Em São Paulo, é diretora artística do estúdio Padmaa – Arte e Cultura e professora sênior do Indian Cultural Centre do Consulado Geral da Índia. É colaboradora da Palas Athena desde 2001, em eventos artísticos da “Cultura de Paz”.

Tem boi no algodão – Parte da programação do Interatos deste mês estará dentro da programação do ‘Espaço da Criança’, evento que festejará o Dia das Crianças, dia 12, na Fundação Espaço Cultural.

A peça ‘Tem boi no algodão’ será encenada no dia 12, a partir das 15h, no Teatro de Arena. A entrada é gratuita. O espetáculo é uma montagem da companhia paraibana Boca de Cena e tem inspiração na cultura nordestina.

O público é convidado a apreciar o encontro harmonioso entre o babau, o forró e o coco de roda, apresentados em um espetáculo divertido que conta as aventuras do negro Benedito e seu boi ensinado, nas terras do Capitão João Redondo.

Nesta história (que dura 50 minutos) o dono da fazenda de algodão, rico, poderoso e cheio de preconceitos, acaba sendo ludibriado por seu vaqueiro, o astuto Benedito, que rouba o coração de sua filha Rosinha. Texto e direção são de Artur Leonardo.

O pano de fundo dessa trama conta com uma riqueza natural característica de nosso Estado, que se tornou um símbolo cultural e artístico do povo paraibano – o algodão colorido. O mestre de cerimônias do espetáculo é ‘O Coelho Banzé’.

Looney Tunes Crew – Dia 12, dentro da programação do evento ‘Espaço da Criança’, tem mais Interatos Dança. O Looney Tunes Crew fará apresentação no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural, a partir das 16h. A entrada é gratuita.

O grupo Looney Tunes Crew foi fundado em 2008 com intuito de propagar a cultura Hip Hop. Já participou de várias apresentações pelas comunidades, promovendo atividades sociais e também de campeonatos em eventos renomados na cidade de João Pessoa e fora da Paraíba.

O Projeto Social Looney Kids atende crianças e adolescentes de famílias carentes de forma gratuita, ensinando os fundamentos da cultura Hip Hop, abrangendo especificamente o Break (dança de rua).

Circo – Dia 19 deste mês, o Interatos contará com uma palestra da professora Fátima Pontes (de Pernambuco). Ela falará sobre o seguinte tema: ‘As artes circenses como componentes curriculares – Proximidades, distâncias e possibilidades’). A palestra acontecerá às 19h, na Sala 4 do Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Fátima Pontes trabalha com arte educação e sempre atuou no movimento social. Participou como gestora e coordenadora de diversos projetos na área das artes e da educação popular. Formada na graduação em artes cênicas pela UFPE, onde fez mestrado na área da educação. Também atua como atriz, produtora cultural e professora de teatro.

Participou de diversas instâncias de discussão e proposição de políticas públicas para as artes circenses como o I Colegiado de Circo da Funarte/MINC, Câmara Setorial de Circo em dois biênios e fez parte em 2015/2016 da equipe de consultores da Política Nacional das Artes/Funarte/MINC.

Há 17 anos coordena a área executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo (uma das instituições vinculadas à Rede Circo do Mundo/Brasil, que tem parceria com o Programa Cirque du Monde, do Cirque du Soleil).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas