João Pessoa e Bayeux firmam parceria para castração de animais e coleta de pneus

83
0
COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), vai firmar uma parceria de cooperação técnica com o município de Bayeux para a castração de animais e coleta seletiva de pneus. O objetivo da parceria é fazer o controle populacional de animais e diminuir o índice de infestação de mosquitos.

Leia mais Notícias do Portal Correio

Sobre a questão da castração de animais, o diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Silvio Ribeiro, explica que a PMJP vai disponibilizar o espaço físico para realizar as cirurgias dos animais de Bayeux. “O Centro de Zoonoses de Bayeux trará os animais, os veterinários e os insumos necessários para a castração, enquanto nós disponibilizaremos a estrutura do nosso bloco cirúrgico para os procedimentos”, afirmou.

Quanto aos pneus, os borracheiros e lojistas do município de Bayeux poderão levar o material até o ponto de coleta em João Pessoa, que fica ao lado do Cemitério da Boa Sentença, no centro da cidade. “Nos dias em que o carro de coleta vier coletar os pneus, a Secretaria de Saúde de Bayeux enviará servidores para ajudar com o carregamento”, disse diretor de Vigilância em Saúde.
“É uma parceria importante para ambos os municípios, pois haverá uma colaboração no sentido de controlar a reprodução dos animais e diminuir o índice de infestação de mosquitos, que podem causar doenças à população”, concluiu Silvio.

Combate ao Aedes

O recolhimento de pneus em borracharias e terrenos baldios faz parte das ações de combate à proliferação de Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os pneus abandonados servem de criadouro para o mosquito. Semanalmente, os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) passam em borracharias recolhendo os pneus, dentro de uma programação prévia.

Os moradores da Capital ou proprietários de pequenas borracharias que queiram fazer o descarte de pneus usados podem solicitar o serviço à Emlur. Contudo, os responsáveis por borracharias de grande porte devem fazer o descarte voluntariamente do material no galpão disponibilizado pela PMJP. O serviço pode ser solicitado através do “Alô Limpinho” (0800 083 2425 ou 3214-7628), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Castração de animais

Em João Pessoa, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza gratuitamente o serviço de esterilização de animais. Eles são levados para castração pelos donos ou através de ONGs, que recolhem cães e gatos nas ruas e os encaminham para o serviço municipal, criado há três anos e é mantido pela prefeitura com recursos próprios.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas