João Pessoa registra 49 novos casos de tuberculose e recebe evento de prevenção

256
0
COMPARTILHE

Com 49 casos de tuberculose registrados apenas nos três primeiros meses deste ano, João Pessoa realiza uma ação de prevenção a doença nesta sexta-feira (24), das 7h às 11h, no Parque da Lagoa.


Leia mais Notícias no Portal Correio

O evento, realizado em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, vai contar com realização de serviços de saúde como verificação de pressão arterial e avaliação do índice de massa corporal, além de orientações sobre a tuberculose e distribuição de material educativo com informações sobre a doença.

“É importante identificar os casos, pois é uma doença transmissível, e isso se faz através da busca do sintomático respiratório. Ou seja, todas as pessoas que tiverem tosse por mais de três semanas devem fazer o exame de escarro”, afirmou a coordenadora de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Eveline Vilar.

Ainda segundo a Saúde, a Capital registrou 386 novos casos de tuberculose em 2015 e outros 375 novos casos em 2016.

O exame para detectar a doença pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família (USF) e o material é encaminhado para o laboratório do município. O usuário recebe o diagnóstico em 24h na sua USF de referência. O tratamento é indolor e tem duração de seis meses.

A tuberculose é causada por uma infecção derivada da bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Em alguns casos, a bactéria pode atingir também outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, membranas que envolvem o cérebro.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas