Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa terão mais de 390 voluntários

5
0
COMPARTILHE

Antes dos 3.869 alunos-atletas de todo o Brasil entrarem em cena, profissionais e estudantes de diversas áreas de formação já iniciaram o trabalho como voluntários dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 – etapa para jovens entre 12 e 14 anos -, que acontecem na capital paraibana, de 20 a 29 de setembro. No total, 393 voluntários participarão do maior evento esportivo escolar nacional em diversas áreas, como credenciamento, premiação, competição, transporte, secretaria, operacional, almoxarifado, imprensa, web, imagens, atividades culturais e centro de convivência.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Fundamentais em eventos esportivos de grande porte, os voluntários participam de edições dos Jogos Escolares desde 2005. Em João Pessoa, dos 393 voluntários selecionados, 133 são da área médica, entre enfermeiros e fisioterapeutas. A parceria com o Exército Brasileiro (EB) permanece e 80 militares vão trabalhar no setor de transportes. O grupo é composto também por estudantes de educação física, turismo, nutrição, comunicação social, engenharia, entre outros, escolhidos através de parcerias com as quatro principais universidades locais – UFPB, UNIPË, Maurício de Nassau e IESP – ou inscrição no site do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O Programa de Voluntários dos Jogos Escolares da Juventude é coordenado pela gerente de Atividades Complementares do COB, Paula Hernandez. Segundo ela, o sucesso da competição depende muito do trabalho de cada um dos envolvidos.

“Eles ajudam em todas as áreas, são participativos, alegres, receptivos, trabalham com garra e bom humor. E os paraibanos em especial são engajados e compromissados. A expectativa é a melhor possível”, afirmou Paula Hernandez, ex-atleta de vôlei, que disputou os Jogos Olímpicos Moscou 1980, quando a seleção brasileira feminina estreou no maior evento esportivo do mundo.

Um dos escolhidos para trabalhar como voluntário dos Jogos Escolares da Juventude é Ednaldo Flor da Silva Júnior, de 22 anos, estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Nessa semana que antecede os Jogos, contribuo com qualquer tipo de atividade disponível. Já prestei auxílio na parte de comunicação de aparelhos telefônicos, no cadastramento de credenciais, juntamente com outros voluntários, entre outras atividades”, disse Ed Flor, como é conhecido.

Apesar da pouca idade, Ed Flor já participou de diversos eventos nacionais e internacionais. Destaque para a função de attaché da delegação peruana nos Juegos Escolares Sud-Americanos de 2012 e de árbitro-voluntário na Robocup 2014, mesmo ano em que ‘estreou’ nos Jogos Escolares da Juventude. “Em 2014 e 2015, minha função foi de intérprete dos observadores internacionais”, explicou.

 

Outros dois exemplos de voluntários com experiência internacional são os das jovens Iana Larissa e Ana Patrícia Almeida, que estão no Rio de Janeiro doando seus conhecimentos e força de trabalho aos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Elas desembarcam em João Pessoa nesta segunda-feira, dia 19.

Os voluntários recebem alimentação, uniforme, certificado com declaração de horas de atividades e auxílio transporte. Além, é claro, da experiência, amizade e muitas histórias para contar.

Os Jogos

João Pessoa receberá a próxima edição dos Jogos Escolares da Juventude. Entre os dias 20 e 29 de setembro, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos se reunirão na capital paraibana para a disputa de 13 modalidades: atlletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas