Jo?o Pessoa poder? ter Virada Cultural com dura??o de 24 horas

7
0
COMPARTILHE

João Pessoa pode ganhar uma Virada Cultural, elaborar um Mapa da Cultura do Município e institucionalizar um Programa de Fomento às Artes Cênicas. As atividades são frutos de três Indicações aprovadas na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no primeiro semestre deste ano. Agora as propostas aguardam a aprovação do Executivo para se tornarem reais.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A Virada Cultural consiste em evento público destinado à realização de manifestações das diversas expressões artísticas e culturais. Ela terá como referência de sua realização o Centro Histórico da Capital, as referências centrais dos distritos e os equipamentos públicos da cidade. Evento deve ser em agosto e terá 24 horas.

De acordo com a Indicação 377/2015, de Bruno Farias (PPS), o evento deve ser realizado em fim de semana, preferencialmente em agosto; ter duração de 24 horas ininterruptas; ter como referência principal, mas não exclusiva, o Centro Histórico da cidade; contemplar manifestações artísticas e culturais em diversos distritos do Município; considerar, em sua programação a diversidade das faixas etárias do público; possibilitar a participação de novos talentos e de artistas consagrados.

Espaços privados receberão selo da Virada

A partir da iniciativa, ficará criado o selo ‘Eu Participo da Virada Cultural’, a ser concedido aos espaços privados, devidamente regularizados, que queiram aderir à programação da Virada Cultural mediante contrapartidas e critérios a serem fixados em regulamento próprio.

A programação da Virada deverá contemplar a pluralidade de forma e expressão artística e a espontaneidade de manifestações culturais, a partir de apresentações, performances, exposições, oficinas e intervenções.

A exemplo, estão atrações e eventos que contemplem a História da cidade de João Pessoa; literatura; cultura popular e artesanato; quadrilhas juninas; ciranda de roda; teatro; cordel; repente; música; coco de roda; vídeo, fotografia e cinema; cultura digital e tecnologia; moda; saúde e nutrição; gastronomia; cidadania e debates.

A Indicação 326/2015, de Lucas de Brito (DEM), institui o Programa Municipal de Fomento às Artes Cênicas, que deve ser vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). O objetivo é apoiar a manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral, visando ao desenvolvimento do teatro, da dança e da arte circense além do melhor acesso da população a essas artes.

De acordo com a proposta, o Programa terá investimento anual o valor nunca inferior a R$ 300.000,00 no orçamento da Sedec. Para a realização do Programa serão selecionados de cinco a quinze projetos por ano de pessoas jurídicas com sede no Município de João Pessoa, respeitado o valor total de recursos estabelecido no orçamento.

Mapa da Cultura de JP

A Indicação 370/2015, de Renato Martins (PSB), sugere instituir o Mapa da Cultura da Cidade. Segundo o projeto, ficará a cargo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o mapeamento dos pontos de cultura da Capital e elaborará o Mapa com o intuito de orientar e promover a divulgação dos equipamentos culturais do Município.

O Mapa da Cultura de João Pessoa deve informar em seu conteúdo a localização de museus, teatros, cinemas, casas de shows, bibliotecas, pinacotecas, associações culturais, igrejas, templos, mercados, lojas de comércio artesanal, áreas de lazer, espaços verdes, escolas que possuem espaço para o desenvolvimento de projetos culturais e equipamentos congêneres.

Também deve entrar no documento a divulgação de eventos culturais como saraus, espetáculos teatrais, circenses, musicais, exposições de artes plásticas, festivais, festas tradicionais, projetos culturais, entre outros; a localização de pontos turísticos, restaurantes, lanchonetes, bares, bem como a localização de terminais de meio de transportes; calendário cultural anual de João Pessoa; e telefones úteis.

Além disso, o Mapa da Cultura deve ser disponibilizado gratuitamente na forma física e no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sendo de fácil localização e manuseio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas