Jo?o Pessoa vai sediar evento nacional sobre a viol?ncia nos est?dios

15
COMPARTILHE

O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, vai participar, nesta quinta-feira (2), a partir das 9h, da abertura do Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol, que acontece em João Pessoa. O evento, que ocorre em um hotel da orla da Capital, vai até a sexta-feira (3), e vai debater o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção da violência nos espetáculos esportivos.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Ainda na quinta-feira, às 14h, o secretário visita o Centro de Treinamentos do Valentina Figueiredo. Em seguida, conhece a escolinha de futebol do Botafogo da Paraíba.

Confira abaixo a programação completa:

Quinta-feira

8h às 09h – Credenciamento

9h às 10h – Abertura – Rogério Hamam, Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor – ME; Bertrand Asfora, Procurador-Geral de Justiça do Estado da Paraíba; e Valberto Lira, Procurador de Justiça do Estado da Paraíba.

10h às 11h – Palestra – “A Segurança do Torcedor nos Estádios de Futebol”, com o tenente coronel João Fiorentini, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

11h às 12h – Palestra – “Juizado Cível e Criminal do Torcedor de Recife”, com Aílton Alfredo de Souza, Juiz Titular da 27ª Vara Cível de Recife, membro fundador da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e do Instituto Pernambucano de Direito Desportivo.

12h15 às 14h15 – Almoço

14h30 às 15h30 – Apresentação – “Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol”, com Helvécio Eustáquio de Araújo, Coordenador Geral de Fiscalização e Controle da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

15h30 às 17h30 – Debate – “A Segurança e o Torcedor Participe. A Responsabilidade do Estado nos Eventos de Futebol”, com Valberto Lira, Procurador de Justiça do Estado da Paraíba; Cel. Euller de Assis Chaves, Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba; Ramon Rocha Santos, Procurador do Município de Aracaju, Auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado de Sergipe (TJD/SE) e representante do Ministério da Justiça (Mediador).

Sexta-feira

10h às 12h– Debate – “A Legislação e o Torcedor. Mudanças Necessárias no Estatuto do Torcedor”, com Antônio Edvando Elias de França, Promotor de Justiça e Membro do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor no Ceará; Carlos Tibério Limeira, secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba; Gabriel de Andrade Pierot, presidente da Comissão de Direito Desportivo do Estado do Piauí; e um representante do Ministério do Esporte (Mediador).

12h15 às 14h15 – Almoço

14h30 às 16h30 – Debate – “Torcedor Infrator – Medidas Punitivas ou Socioeducativas?”, com José Augusto Peres Filho, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte; Flávio de Campos, coordenador da LUDENS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas da Universidade de São Paulo; Osvaldo Lopes Barbosa – Promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba; e um representante do Ministério Público da Paraíba (Mediador).

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas