Jovens talentos da matem?tica se re?nem em maratona de atividades

0
COMPARTILHE

Os 200 jovens que se destacaram no Programa de Iniciação Científica (PIC), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), se reúnem até quinta-feira (27) em Florianópolis para uma maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O 5º Encontro Hotel de Hilbert, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), começou nesta segunda-feira (24) com a participação de estudantes de 12 a 18 anos de todo o Brasil. O paradoxo do Hotel de Hilbert é um problema colocado pelo matemático alemão David Hilbert sobre a acomodação de um novo hóspede em um hotel que teria quartos infinitos, porém todos ocupados. O nome do encontro foi escolhido pelos alunos.

Coordenadora do PIC, Ana Catarina Hellmeister explicou que a atividade é uma extensão da Obmep e funciona como prêmio para os alunos mais dedicados do programa, que terão a oportunidade de testar conhecimentos e ampliar horizontes para as diversas áreas da matemática.

“Eles têm coisas em todas as áreas da matemática. São atividades variadas em geometria, cálculo e álgebra, com professores de todo o Brasil. As atividades são divididas pelos níveis e plenárias gerais para todos os níveis”.

De acordo com Ana Catarina, os participantes também aproveitam a oportunidade para saber como é a vida de um matemático e que possibilidades de carreira a ciência oferece.

“Os que estão aqui já são os mais talentosos. Abrir horizontes para esses meninos é mostrar do que eles podem participar, podem fazer, conhecer pessoas e pesquisadores em matemática, ter contato com a vida de um matemático, o que eles não têm no cotidiano. A ideia é realmente incentivá-los a ir alé”.

Anualmente, participam do PIC cerca de 6 mil medalhistas da Obmep. O programa oferece aulas presenciais e pela internet, além de uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As atividades do 5º Encontro Hotel de Hilbert são custeados pela Obmep, que recebe recursos dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas