JP é a 2ª Capital com maior número de inscritos na X Olimpíada de Robótica

6
0
COMPARTILHE

Foram inscritos 1.400 estudantes, divididos em 346 equipes, para a competição de Robótica deste ano, sendo a cidade de João Pessoa a segunda capital brasileira com maior número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo. A etapa paraibana da X (10ª) Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016 acontece no período de 23 até 27 de agosto, na Estação das Artes, no Altiplano.

Leia mais Notícias do Portal Correio

O coordenador da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, ficou muito feliz com o crescimento no número de inscritos da Capital. “Isso foi resultado do engajamento de pessoas e instituições públicas na área da Robótica Educacional”, comentou.

Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir o evento este ano em três regionais, além da final, em datas diferentes. Dessa forma, o evento ficou da seguinte maneira: Regional A, dia 23 de agosto (terça-feira); Regional B, dia 24 de agosto (quarta-feira) e Regional C, dia 25 de agosto (quinta-feira). No dia 26 de agosto (sexta-feira), é o dia de preparação das arenas para a final, que acontece no sábado, 27 de agosto.

Os participantes poderão conferir no site da OBR (http://www.obr.org.br/?page_id=884) a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

Como será- Na terça-feira (23), primeiro dia de evento, acontecerá o credenciamento, começando a partir das 8h da manhã. Às 10h, haverá a solenidade de abertura da OBR na galeria da Estação das Artes. Às 11h, tem início às competições da Regional A, até as 17h, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados do dia.

Na quarta-feira (24), o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional B. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.

O evento prossegue na quinta-feira (25), com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional C. Na sexta-feira (26) é o dia em que a organização prepara as arenas para a final estadual que acontecerá no dia seguinte, sábado (27), a partir das 8h. Neste último dia, os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

História– A Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática, surgiu em João Pessoa no ano de 2011, tendo como sede oficial a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na época, os organizadores da OBR nacional estavam de férias na cidade e souberam que existia um laboratório de Robótica na Estação Cabo Branco. Ficaram encantados com o projeto educativo da robótica e lançaram a proposta da casa se tornar a sede do evento na Paraíba.

No primeiro ano de competição, se inscreveram cerca de 50 equipes. No segundo ano, 2012, participaram 72 equipes. Em 2013, o número de equipes competidoras foi de 80. Já no ano de 2014 foram 179 e em 2015 esse número pulou para 328 equipes. Agora, em 2016, esse número subiu para 346 equipes.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br,
siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas