JP recebe projeto com oficinas, shows e brincadeiras gratuitas neste s?bado

0
COMPARTILHE

O projeto ‘Eu Faço Cultura’ chega ao bairro do Geisel, na Zona Sul de João Pessoa, neste sábado (11), promovendo a realização de shows, oficinas culturais e brincadeiras gratuitas voltadas para a população. A ideia percorre o Brasil e ocorre por meio do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Caixa Seguros e apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

São oferecidas oficinas culturais em seis modalidades (circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante), espetáculos de teatro e shows com a banda Marambaia e Zé Filho (veja programação completa abaixo).

A programação acontece das 9h às 19h30, na rua Tabelião José Solto Lima, no Campo Celeste. Jogos e brincadeiras de rua, como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula-corda, prometem garantir a diversão da garotada. A comédia circense fica por conta das companhias brasiliense Las Fenómenas, com a peça “Astras de Circo”, e o grupo local Palhaços Heróis, com “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”.

O guitarrista Zé Filho sobe ao palco às 10h, com um repertório autoral que destaca a cultura do Nordeste, em fusão com o rock, blues, MPB e jazz.

Às 11h30, os Palhaços Heróis comandam o espetáculo “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”, sobre brincadeiras e brinquedos populares, como pião, carro de madeira, boneca de pano, peteca e bolas de sabão.

Às 16h, a sonoridade instrumental marcante da banda Marambaia assume o palco. Às 17h, o grupo de teatro Las Fenómenas apresenta “Astras de Circo”, um espetáculo clássico em que Macarroa e Zulpeta, com a ajuda do público, realizam mágicas, danças malabaristas e outras atrações excêntricas.

Oficinas

Circo: Composta por aquecimento, acrobacias ao solo, malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings.

Percussão: Aborda conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns dos seus ritmos por meio de instrumentos como caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.

Artes plásticas: Os alunos têm a oportunidade de manusear materiais reaproveitados e construir brinquedos. Uma oficina que estimula criatividade e arte com diversão.

Dança: Enfoca a percepção e consciência do próprio corpo pelos movimentos de postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento.

Fotografia: Os alunos têm oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia. Além disso, aprendem o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, com materiais reciclados.

Rua Brincante: Espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia, serão realizadas atividades que visam ao enriquecimento das competências criativas e organizacionais das crianças. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com jogos e brincadeiras de rua tradicionais, como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico, pula-corda, entre outros.

Programação:

9h – Abertura
10h – Abertura Rua Brincante
10h às 19h – Inscrições para as oficinas
10h – Show Zé Filho & Banda
11h30 – Espetáculo “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”, do grupo Palhaços Heróis
16h – Banda Marambaia
17h – Espetáculo “Astras de Circo”, com a Cia. Las Fenómenas
18h – Sessão ao ar livre: “Gonzaga – De Pai pra Filho”
19h30 – Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas