JP tem passeio ciclístico neste domingo para conscientizar sobre segurança no trânsito

6
0
COMPARTILHE

Um passeio ciclístico está marcado para ocorrer neste domingo (29), em João Pessoa, com o objetivo de conscientizar a população para redução de acidentes. O evento segue a programação do Movimento Maio Amarelo e terá concentração às 7h, no Busto de Tamandaré. Em 2015, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que organiza o passeio, informou que foram registrados 502 acidentes na Capital, com 503 pessoas feridas e três mortas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na concentração, será realizado um aquecimento seguido por ginástica laboral para os participantes com a presença de integrantes do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Às 8h, o passeio ciclístico será iniciado seguindo pela ‘Ciclofaixa de Lazer’ até a Praça da Independência, onde haverá uma parada para distribuição de kits em alusão ao Movimento Maio Amarelo (laço que simboliza o comprometimento com o movimento, a sacola de câmbio e panfleto com dicas de segurança).

Ainda na praça, a população receberá orientações da Divisão de Educação de Trânsito da Semob-JP (DIED) para que todos se conscientizem do próprio comportamento para contribuir com a redução de acidentes.

Após a Praça da Independência, os ciclistas retornarão ao Busto de Tamandaré também pela “Ciclofaixa de Lazer”, onde o passeio será concluído.

Durante o percurso do passeio ciclístico, as faixas da esquerda e central ficarão ocupadas pelos participantes (ciclistas) e veículos de apoio (viaturas e trio elétrico), permanecendo a da esquerda liberada para o trânsito dos veículos que não estiverem integrados ao evento.

De acordo com a chefe da DIED, Gilmara Branquinho, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem, contando com o apoio de grupos de pedais organizados da cidade.

O Maio Amarelo é um movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito. Em Março de 2010, uma Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para Segurança no Trânsito’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas