JP terá seis pontos exclusivos para justificativa de ausência de voto no 1º turno

14
0
COMPARTILHE

Eleitores que moram ou estiverem em João Pessoa no primeiro turno das Eleições Municipais e pertençam a outros municípios eleitorais terão seis pontos exclusivos para justificar ausência de votação. Haverá equipes exclusivamente para o procedimento nas escolas Meta, Pio XI e Frei Alpino, no bairro do Bessa; no Centro Turístico, em Tambaú; na Fundação José Américo, em Cabo Branco; e no Shopping Sul, nos Bancários. Assista ao vídeo mais abaixo.  

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O procedimento também pode ser feito em qualquer sessão eleitoral. Quem preferir essa alternativa deve solicitar formulário de justificativa, preenchê-lo e entregá-lo ao presidente da mesa na sessão.

A coordenadora do Cenatel, Alice Coelho, lembra que quem não justificar ausência no dia da eleição terá até 60 dias para comparecer ao seu cartório eleitoral. No entanto, nesse caso será necessário comprovar que estava fora da cidade ou impossibilitado de ir à sessão.

Após três ausências não justificadas o título de eleitor é cancelado e o eleitor fica sujeito à perda de direitos. “A pessoa que não está quite com a Justiça Eleitoral não pode tirar passaporte, não pode tomar posse em vaga conquistada em concurso público, não pode se matricular caso passe em vestibular, além de outras restrições. Então é bom que os eleitores regularizem sua situação para não serem pegos de surpresa caso precisem de uma certidão de quitação eleitoral”, reforça Alice Coelho.

No primeiro turno das Eleições de 2014, cerca de 500 mil paraibanos não compareceram às urnas, e apenas 74 mil justificaram ausência. Veja no vídeo abaixo:

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas