Mais de 1,6 mil policiais reforçam segurança no fim de semana de Ano Novo na PB

9
0
COMPARTILHE

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba desenvolve, neste sábado (31) e domingo (1º), a Operação Réveillon, objetivando garantir a segurança da população nos festejos de fim de ano nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. A ação conta com um efetivo de 104 bombeiros militares, empenhados exclusivamente para esses eventos, auxiliados por viaturas apropriadas para combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. a Polícia Militar deflagrou a operação Réveillon, com um reforço de 1.637 policiais. Confira abaixo algumas dicas de segurança durante as festas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na Orla de João Pessoa, onde acontece a tradicional festa da virada com shows abertos ao público, serão instaladas duas plataformas de observação no local de maior concentração de pessoas, no Busto de Tamandaré. Também haverá no perímetro do evento a instalação de cinco tendas para atendimento ao público e apoio à tropa.

As tendas serão equipadas com materiais de primeiros-socorros e de combate a incêndio e estarão nas seguintes avenidas: Beira Rio (próximo à Empadinha Barnabé), Cairú (proximidades da Sapore D´Itália), Adolfo Lourenço França (Pizza Mia), Índio Arabutan (Hotel Xenius) e Nego (Bob’s).

Conforme o sub-comandante geral do CBMPB e responsável pela Operação Réveillon, coronel Dênis Nery, as ações visam diminuir o tempo de resposta a possíveis acidentes nas festas. Por isso, viaturas, incluindo motos-resgate, serão colocadas como ponto-base em locais estratégicos. Também haverá um posto de comando ao lado do palco principal, no Busto, onde bombeiros estarão munidos de extintores de incêndio.

Na parte de prevenção aquática, serão distribuídos seis postos de guarda-vidas ao longo das praias de Tambaú e Cabo Branco, além de uma motonáutica para rondas no mar.

Cabedelo

A avenida Mar Vermelho, na praia de Intermares, onde acontece a festa aberta ao público no município de Cabedelo, também terá atenção especial do Corpo de Bombeiros. No local, será montado um posto de comando e outro de guarda-vidas, além de uma embarcação para monitoramento no mar. Na festa, também haverá a disposição de viaturas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar como ponto-base.

Fiscalização

A Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros irá fiscalizar, no sábado, as barracas de bebidas e comidas e palcos montados na orla de João Pessoa e Cabedelo. O objetivo é verificar se eles estão dentro das normas de prevenção e segurança contra incêndio e pânico. Na sexta (30), a diretoria também fará vistoria nas barracas de fogos de artifício, ao lado do estádio Almeidão, na Capital.

Veja dicas do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança nas festas:

– Evite deixar as crianças sozinhas em casa quando sair para as festas e cuidado para não esquecer panelas no fogo;

-Não aceite bebida alcoólica de pessoas que você não conhece;

– Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

-Previna-se contra os afogamentos: esteja atento às crianças na água e não entre no mar após a ingestão de bebida alcoólica;

– No trânsito: respeite os sinais e a velocidade da via, use o cinto de segurança e, se beber, não dirija;

– Quando levar as crianças para locais de grande concentração de pessoas, coloque uma pulseira de identificação nelas, com o nome, endereço e telefone;

– Lembre-se: em caso de acidentes ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.

Prevenção de crimes

Já a Polícia Militar
deflagrou a operação Réveillon, com um reforço de 1.637 policiais militares,
240 viaturas e a utilização de drones para o policiamento no período da virada
do ano, em toda Paraíba. O esquema de segurança prevê 787 policiais na Região
Metropolitana de João Pessoa; 450 para a Região de Campina Grande; e 400
policiais para o reforço em cidades do Sertão. A operação vai até a madrugada
da próxima segunda-feira (2).

Para os locais mais movimentados na virada do ano, que são as praias do Cabo Branco, Tambaú e Intermares, a Polícia Militar mobilizou um esquema de segurança com policiais a pé, motorizados, a cavalo e o monitoramento com drones. O reforço do policiamento nesses pontos terá 250 policiais para a orla das duas praias em João Pessoa (Cabo Branco e Tambaú) e 80 para a praia de Intermares, em Cabedelo.

Nos locais onde vão ser realizados eventos para celebrar a chegada do ano novo, a PM reforçará as ações com o policiamento a pé, bem como o motorizado no entorno desses espaços. Já nas áreas mais afastadas, como também nas cidades que não vão realizar festas, a atuação incluiu o reforço das rondas e abordagens para prevenir crimes de roubo, contra a vida e de outros tipos. O efetivo destinado para a operação não afetará o policiamento normal dos bairros, que será reforçado pelas atividades planejadas para o período.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas