‘Mapa da Viol?ncia’ aponta PB como 2? estado com maior crescimento de homic?dios de mulheres

23
COMPARTILHE

O número de assassinatos contra mulheres aumentou consideravelmente nos últimos dez anos na Paraíba, segundo o Mapa da Violência 2015 – Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (9). Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas anualmente no estado saltou de 35 para 126. O crescimento de 229,2% colocou a Paraíba como o segundo estado do Brasil com maior número de mulheres mortas de forma violenta, ficando atrás apenas de Roraima, onde a taxa ficou em 346,9%.

Veja o Mapa da Violência na íntegra.

O levantamento também expõe as taxas registradas pelas capitais brasileiras. João Pessoa foi a terceira com maior crescimento de homicídios de mulheres, com mais de 10 mortes para cada 100 mil mulheres. Vitória e Maceió encabeçam a lista. Quanto aos municípios que possuem mais de 10 mil habitantes, a cidade do Conde (Litoral Sul, a 37 km de João Pessoa) ocupa a quarta colocação.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Conforme o levantamento, as mulheres negras são as principais vítimas de homicídios. O Mapa da Violência mostra que os as taxas de homicídios da população branca tende a cair, ao passo que os índices de vitimização da população negra crescem drasticamente. Ainda de acordo com o Mapa, as formas mais comuns de assassinatos são: estrangulamento, disparos de arma de fogo e golpes com objetos cortantes e contundentes. 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas