Medalhista dos Jogos da Juventude disputa simultânea de xadrez em JP

14
0
COMPARTILHE

A medalhista do xadrez dos Jogos da Juventude do Brasil, Ermely Gomes do Nascimento, disputa na tarde desta segunda-feira (26), uma partida simultânea com alunos do projeto Xadrez Escolar das escolas de tempo Integral do Município. A partida está marcada para 14h30 na Casa da Pólvora.

Leia mais notícias de Esporte no Portal Correio

Uma partida simultânea ou exibição simultânea é uma variação do xadrez onde um enxadrista-exibidor enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos.

A enxadrista, que ganhou medalha de bronze inédita na última sexta-feira (23), é aluna da escola Duarte da Silveira e concorreu com 26 estudantes de todo o Brasil. “A aluna saiu de um projeto nosso para se destacar na competição e isso nos dá muito orgulho”, comemora o coordenador do projeto Xadrez Escolar, Francisco Cavalcanti.

Considerado uma ótima matéria para ser aplicada na escola e o segundo esporte mais praticado no mundo, o xadrez é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Além de desempenhar um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, o xadrez mostra que nem a derrota é sinônimo de fracasso nem a vitória quer dizer sucesso.

O aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades: atenção e concentração; julgamento e planejamento; imaginação e antecipação; memória; vontade de vencer, paciência e autocontrole; espírito de decisão e coragem; lógica matemática, raciocínio analítico e sintético; criatividade; inteligência; organização metódica do estudo; e interesse pelas línguas estrangeiras.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas