Médicos do Albert Einstein atendem no Trauminha-JP por meio de teleconferência

5
0
COMPARTILHE

Por meio de três equipamentos de telemedicina, médicos do Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha), em João Pessoa, podem fazer conferências em tempo real com uma equipe multidisciplinar do Albert Einstein, que inclui médicos intensivistas, cardiologistas, neurologistas e clínicos gerais. A ideia ocorre por meio de uma parceria com o Complexo Hospitalar Governador Tarcísio de Miranda Burity e o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O Complexo Hospitalar de Mangabeira recebeu do Albert Einstein o terceiro equipamento de telemedicina na semana passada. O aparelho mais moderno permite que o médico do Einstein tenha acesso à sala de unidade de terapia intensiva (UTI), com foco em cada paciente e em alta resolução. É possível anexar fotos do paciente e arquivos de dados, como os de formato Word, MP3 ou MP4. O novo equipamento também permite a visualização de exames como tomografia.

O coordenador de Telemedicina do Complexo Hospitalar de Mangabeira, André Macedo, afirma que o serviço já existe há três anos. O Complexo Hospitalar de Mangabeira foi o primeiro das regiões Norte e Nordeste a firmar esta parceria com o Hospital Albert Einstein.

“Este serviço é muito útil, principalmente, quando não dispomos de um especialista no momento. Com a telemedicina, podemos fazer uma consulta e obter uma segunda opinião sobre o diagnóstico do paciente, sobretudo em casos complexos”, afirmou o doutor André Macedo.

Ele destaca que o serviço tem a conveniência de evitar o deslocamento dos profissionais e não acarreta custos. Os equipamentos são utilizados na UTI e na sala vermelha, que é onde são feitos os primeiros atendimentos aos pacientes.

Como funciona

Ao utilizar a máquina de telemedicina, o profissional deve abrir um cadastro, preenchendo suas informações e as do paciente. O equipamento tem duas câmeras, uma no computador e uma acima do monitor, que permite a visualização de toda a sala, possibilitando o acesso ao paciente em questão, caso seja necessário. Para enviar exames como tomografia, é preciso compartilhar uma das janelas do computador. É possível fazer uso de até quatro telas ao mesmo tempo.

Quando o profissional solicita o serviço, é feita uma triagem na Central de Telemedicina Einstein, que vai encaminhar o pedido para o médico de plantão. O serviço funciona 24 horas por dia e sete dias na semana.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas