Missa marca visita da imagem de Aparecida em João Pessoa, neste domingo

23
COMPARTILHE

A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida será marcada por uma missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, neste domingo (12), às 18h. A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Durante a celebração, vai ser entregue aos organizadores da peregrinação uma porção de terra da capital paraibana para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. Essa porção vai ser retirada da área onde fica o Marco Zero, ao lado da catedral.

Ainda na missa, além da tradicional parte litúrgica, haverá a ‘Entronização da imagem de Nossa Senhora’, ‘Apresentação da terra e dos frutos – elementos que identificam o nosso povo vão ser depositados aos pés da imagem de Nossa Senhora’, ‘Oração para a Bênção da Terra’ e ‘Consagração a Nossa Senhora Aparecida’.

Segundo a Arquidiocese, a peregrinação tem como objetivo levar a todos o ardor missionário de Maria e preparar os devotos de Nossa Senhora para a celebração, em 2017, do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.


Sobre a chegada da imagem à Arquidiocese

Dom Aldo, junto com o Clero da Arquidiocese da Paraíba, recebeu a imagem peregrina no dia 3 de março de 2016, às 9h, durante missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo. O Clero da Arquidiocese da Paraíba estava reunido em retiro de 29 de fevereiro a 4 de março em Aparecida, com o tema: ‘Ano da Misericórdia: Espiritualidade do Padre Diocesano’. O pregador foi o bispo da Diocese de Goiás (GO), Dom Eugênio Rixen.

Aqui na Grande João Pessoa, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida num carro do Corpo de Bombeiros na manhã de 6 de março. A saída foi às 7h da Capela Militar de Santo Expedito, na Vila Militar, em Bayeux (PB), ao lado do Aeroporto. A carreata, com a guarda do Exército, e apoio da Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos de trânsito, seguiu até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, onde uma Missa foi celebrada às 9h pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Durante o dia de domingo, a catedral ficou aberta para que a imagem de Nossa Senhora Aparecida pudesse ser visitada pelos fiéis. Às 18h foi celebrada uma Missa pelo Pe. Abel. Depois a imagem peregrina da Padroeira do Brasil foi levada em cortejo até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim 13 de Maio, na Capital, onde uma Missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom Aldo. A imagem ficou nessa Paróquia até o dia 12 de março.

A imagem está em peregrinação pelas Paróquias das nove Regiões da Arquidiocese da Paraíba:

De 12 de março a 1º de maio a imagem peregrinou pelas Paróquias da Arquidiocese da Paraíba que compõem a Região Vale do Mamanguape (a Região integra as cidades de Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto). Depois segue calendário pelas outras Regiões:

01/05 a 02/07: Região Várzea.
Paróquias localizadas no Centro, Marcos Moura, Nossa Senhora do Livramento, Tibiri I, Tibiri II e Várzea Nova, na cidade de Santa Rita. E nas cidades de Cruz do Espírito Santo, Lucena, Riachão do Poço e Sapé.

02/07 a 03/09: Região Agreste.
Paróquias das cidades de Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

03/09 a 29/10: Região Conjuntos.
Bairros de João Pessoa com Paróquias: Cidade Verde, Colinas do Sul, Costa e Silva, Funcionários II, Funcionários IV, Geisel, José Américo, Mangabeira I, Mangabeira VII e Valentina Figueiredo.

29/10 a 30/12: Região Urbana Sul.
Bairro Imaculada, Centro, Conjunto Mário Andreazza, Jardim Aeroporto e Sesi, na cidade de Bayeux. E Alto do Mateus, Cristo, Cruz das Armas, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Rangel, em João Pessoa.

30/12/16 a 18/02/17: Região Litoral.
Cidades: Alhandra, Caaporã, Conde e Taquara.

18/02 a 08/04: Região Praia Sul.
Bairros de João Pessoa com Paróquias: Altiplano Cabo Branco, Anatólia, Bancários, Cabo Branco, Castelo Branco II, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo – Água Fria, Miramar, Penha, Tambaú e Tambauzinho.

08/04 a 28/05: Região Praia Norte.
Camboinha I, Centro, Conjunto do Renascer, Intermares e Recanto do Poço, na cidade de Cabedelo. E Aeroclube, Bessa, Brisamar, Jardim Oceania, Manaíra e São José, em João Pessoa.

28/05 a 01/07: Região Centro.
Bairros de João Pessoa com Paróquias: 13 de Maio, Centro, Jaguaribe, Mandacaru, Pedro Gondim, Roger, Tambauzinho, Tambiá, Torre e Varadouro.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas