‘Multa Cidadã’ notifica motoristas irregulares no campus da UFPB em João Pessoa

84
0
COMPARTILHE

Estudantes do curso de Enfermagem na disciplina de Saúde Ambiental, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, adotaram desde segunda-feira (29) o projeto pernambucano ‘Multa Cidadã’. O objetivo da proposta é notificar de forma educativa os motoristas que cometem alguma irregularidade no trânsito dentro da instituição.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A partir do alerta, os organizadores dizem contribuir para a promoção da equidade social. O foco da ação, segundo eles, é fazer uma conscientização com mudanças de hábitos dos infratores dentro do campus I, de forma não agressiva, não pelo poder, mas pelo carisma, fazendo a comunidade acadêmica exercer o direito de cidadão, no que diz respeito ao trânsito. A notificação da ‘Multa Cidadã’ traz informações sobre a infração no Código de Trânsito e o seguinte recado: “Um pouco de respeito e cidadania não faz mal a ninguém”.

“Esse incômodo com o desrespeito dos motoristas que insistem em ocupar espaços destinados a passagem de pedestres, assim como espaços proibidos para estacionar, não apenas cometendo infrações, mas lesando o direito de ir e vir dos cidadãos dentro do campus, nos levou a uma reflexão auxiliar: desenvolver-se e envolver-se, abraçando a presente campanha”, explicou um dos organizadores.

Os idealizadores disponibilizam o arquivo da multa através das redes sociais e em algumas copiadoras dentro do campus I da UFPB. Assim, qualquer pessoa pode autuar.

“O que nosso grupo almeja, em breve, é a adesão da maioria da comunidade acadêmica a essa campanha, para que o efeito na mudança de hábito desses infratores seja eficaz, de modo que haja mais respeito ao próximo e um ambiente saudável e sustentável dentro do campus, já que o problema de estacionamento é gritante”, diz Erika Guedes, uma das adeptas ao projeto.

Objetivos do projeto:

– Abordagem articulada das questões socioambientais locais;

– A construção de uma sociedade ecologicamente responsável, economicamente viável, culturalmente diversa, politicamente atuante e socialmente justa;

– Incentivo à participação comunitária ativa, permanente e responsável na proteção, preservação e conservação do equilíbrio do meio ambiente;

– Fortalecimento da cidadania, autodeterminação da comunidade acadêmica e a solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade;

– Incentivo à formação de grupos voltados para as questões socioambientais na UFPB, para ajudar na conscientização das infrações cometidas.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas