Nado sincronizado é uma das modalidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016

6
0
COMPARTILHE

O nado sincronizado é um verdadeiro balé nas águas. A modalidade combina dança, natação, movimentos plásticos e ritmados, com caráter artístico. A beleza estética da modalidade é mantida também pela maquiagem à prova d´água e da gelatina aplicada no cabelo das atletas.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

No início, as apresentações eram feitas por homens. Hoje, é um esporte predominantemente feminino – as competições de dueto misto não fazem parte do programa dos Jogos e apenas mulheres competem nas Olimpíadas. Cada dueto ou cada equipe faz, obrigatoriamente, duas apresentações, chamadas de rotina livre e rotina técnica.

Além de executar coreografias perfeitas e meticulosamente sincronizadas, há uma série de regras a serem observadas. Perde-se ponto ao tocar o fundo da piscina ou as bordas e também o tempo estipulado de apresentação for ultrapassado.

Biquínis e óculos são proibidos, e maiôs são obrigatórios. Atletas que possam ficar muito tempo submersas podem usar clipes e tampões para impedir que a água entre no nariz ou ouvido.

As atletas são avaliadas em três quesitos: execução, dificuldade e impressão artística – que inclui coreografia, interpretação da música e forma de apresentação. Ao todo, sete árbitros avaliam os movimentos e a sincronia entre as atletas, dando notas que podem ir de zero a dez.

Nos Jogos desde a edição de Los Angeles 1984, a Rússia é maior detentora de medalhas de ouro, com oito títulos. No Rio 2016, as provas serão disputadas na piscina do Centro Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, entre os dias 14 e 19 de agosto.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) é a entidade que rege o esporte no país. A Federação Internacional de Natação (Fina) organiza as competições internacionais.

Nado Sincronizado

Leia
mais notícias
em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no
Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar
informações à Redação
do Portal Correio pelo
WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas