Começa capacitação para profissionais de bibliotecas no Cariri da Paraíba

Curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais

Entretenimento | Em 25/02/14 às 11h02, atualizado em 25/02/14 às 11h07 | Por Redação
Reprodução/Ônibus Paraibanos
Ouro Velho

Cumprindo a missão de coordenar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) na Paraíba, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza nova edição do curso de capacitação para profissionais que trabalham nesse tipo de equipamento. O treinamento será na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, no município paraibano de Ouro Velho, a 330 km de João Pessoa, nos dias 12 e 13 de março, das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail bibliotecafunesc@gmail.com ou presencialmente, junto à secretaria da escola.

A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Funesc, e associação sociocultural Raízes de Ouro Velho. Formada por jovens do município, a unidade ainda está em fase de implantação e tem como objetivo promover o desenvolvimento da cidade por meio de atividades culturais e educativas.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade onde vem sendo realizado.

No ano passado, os municípios de Sapé e Guarabira foram contemplados com o treinamento por meio de parcerias entre a Funesc e as respectivas prefeituras. A diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, explica que esse critério de limitar a quantidade de pessoas é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.

A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo, que vai ministrar as aulas ao lado de Jussara Ventura, bibliotecária da área de processo técnico.

A Juarez da Gama Batista exerce hoje um papel de destaque na Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. “Uma das suas ações é dar esse suporte, já que muitas unidades instaladas em cidades do interior não possuem o profissional bibliotecário”, afirma a diretora.

Serviço:

Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 12 e 13 de março

Local: Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Ouro Velho/PB

Hora: das 8h às18h

Inscrições: bibliotecafunesc@gmail.com , ou presencialmente, na secretaria da escola

Realização: Governo do Estado / Funesc

Atenção

Fechar