Hemocentro intensifica coletas externas para reforçar estoque de sangue, em JP

De acordo com a programação do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, ainda esta semana estão programadas três coletas externas

Saúde | Em 11/07/17 às 18h16, atualizado em 11/07/17 às 18h22 | Por Redação
Reprodução/ nopatio
Imagem Ilustrativa

O Hemocentro da Paraíba está intensificando a realização de coletas externas esta semana. A iniciativa busca aumentar o estoque de sangue para atender a demanda dos hospitais. De acordo com a programação do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, ainda esta semana estão programadas três coletas externas. Comente no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na próxima quinta-feira (13), a Unidade Móvel do Hemocentro estará na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 2000. A coleta externa será das 8h às 16 h. Já na sexta-feira (14), a coleta externa será no Fórum Cível Moacyr Porto, localizado na Avenida João Machado, na capital, das 8h às 14h. A ação é resultado de uma parceria do Hemocentro da Paraíba com o Núcleo de Apoio ao Estagiário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), seccional Paraíba, e as Comissões de Ação Social e da Jovem Advocacia da OAB-PB.

No dia 15 (sábado), a Unidade Móvel do Hemocentro retornará a Igreja Universal para mais uma coleta externa, desta vez solicitada pela Força Jovem Universal. A ação acontecerá das 8h às 16h.

Na coleta externa, uma equipe multidisciplinar do Hemocentro leva a Unidade Móvel Hemoíba até instituições, igrejas, associações, comunidade e empresas parceiras. O objetivo é encurtar a distância entre os candidatos à doação e o local de coleta, além de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais, Elaine Farias, lembra que a doação é um ato voluntário e altruísta. Ela explica que há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos, pesa acima de 50 quilos, está alimentado e descansado, não tenha ingerido bebida, não tenha tido hepatite após os 11 anos de idade e não tenha comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. A mulher grávida ou em período de amamentação também está impedida temporariamente de doar.

Confira o calendário de coletas desta semana:

horário

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Atenção

Fechar