Maternidade Frei Damião disponibiliza banho de ofurô para recém-nascidos

Iniciativa tem o objetivo de transmitir aos bebês as mesmas sensações no útero da mãe

Saúde | Em 17/07/17 às 12h07, atualizado em 17/07/17 às 12h15 | Por Redação
Divulgação / Assessoria
Técnica vem sendo utilizada na maternidade

A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, está disponibilizado o banho de ofurô para os bebês nascidos na unidade. A iniciativa tem o objetivo de transmitir aos bebês as mesmas sensações no útero da mãe. Comente no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a técnica de enfermagem Suênia Tatiara Evaristo de Almeida, o método propicia ao recém-nascido a sensação de relaxamento, e funciona também como analgésico e organizador, imitando o ambiente intra-uterino. Isso elimina os estados de agitação, insônia e cólica nos bebês.

“O banho de ofurô tem propriedade terapêutica, portanto faz com que o bebê lembre o ambiente no útero da mãe, ocasionando o relaxamento e provocando muitas vezes o sono do recém-nascido durante o procedimento, além de auxiliar no combate a gases, cólicas, insônia, constipação e melhorando a frequência respiratória”, descreveu Suênia Almeida.

A profissional de saúde ainda ressaltou que o método é disponibilizado para os bebês internos que apresentam quadro de saúde estável, independente de estar ou não entubado.

Sobre o método

De acordo com a técnica de enfermagem, o banho dura de 10 a 15 minutos e para a realização é necessário um ambiente tranqüilo e uma música relaxante. A temperatura da água deve estar entre 36º e 37°. É preciso estar sem luvas, para verificar a temperatura ideal da água.

O ideal é que seja colocado ¼ de água no balde, para que o líquido não ultrapasse a altura do peito do bebê e não existir riscos de afogamento. O balde deve ter bordas arredondadas e o local onde será colocado deve ser seguro.

Outra orientação importante é que o bebê não pode ser deixado sozinho no local. A cabeça do recém-nascido deve ser segurada durante todo o banho.

No caso do bebê prematuro, é retirado da incubadora, envolvido em uma mantinha, que só deve ser retirada após alguns minutos dentro do balde, sem a necessidade de uso de produtos de higiene.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Atenção

Fechar