Olimp?adas ter?o 44% das vagas definidas em 2015

14
0
COMPARTILHE

Com a chegada de 2015, tem início a última temporada esportiva completa antes dos Jogos Rio 2016. Nesse sentido, os próximos 12 meses serão determinantes para milhares de atletas que lutam por vagas na primeira edição dos Jogos na América do Sul.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Assim, até dezembro o calendário será recheado de torneios classificatórios de todos os esportes olímpicos e paraolímpicos que terão disputas no Rio de Janeiro em 2016, assim como será emocionante também a disputa por posições em modalidades que adotam o sistema de classificação pelo ranking mundial. 

Alguns esportes ainda precisam confirmar as datas de alguns torneios classificatórios, mas já é possível estimar que 4.600 vagas para os Jogos Olímpicos (44% do total) e 990 vagas para os Jogos Paralímpicos (23%) serão definidas em 2015. Somadas às classificações de 2014, a expectativa é que 42% das vagas tenham seus destinos conhecidos — sendo quase metade (47,6%) das 10.500 vagas olímpicas e um terço (29%) das 4.350 paraolímpicas. 

O hóquei sobre grama será o primeiro — e o único até o final do ano — esporte olímpico a preencher todas as suas vagas. Para os Jogos Paralímpicos, sete esportes fecharão 2015 com todas as classificações definidas: futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tiro esportivo e vela.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas