Orquestra Sinf?nica de JP faz concerto did?tico nesta ter?a-feira, em Mangabeira

4
0
COMPARTILHE

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) segue a temporada 2015 de concertos didáticos voltados para crianças e adolescentes, com apresentação nesta terça-feira (18), às 15h, na Escola Municipal Luis Vaz de Camões, em Mangabeira IV. Participarão quarenta músicos, distribuídos nos naipes de cordas, madeiras, metais e percussão.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio
 
Os concertos didáticos sempre acompanham o calendário de apresentações oficiais da orquestra, tendo a preocupação de introduzir alunos da rede pública no universo musical por meio de uma abordagem facilitada, guiada pelo maestro assistente Gustavo de Paco.
 
O programa contempla obras clássicas, românticas, pop e contemporâneas e chega a peças regionais do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna.
 
“Tanto para os alunos, quanto para nós, esta é uma ocasião especial de poder apresentar-lhes a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de dezenas deles numa música”, pontua o argentino Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada com bom humor e didatismo, visto que para a maioria dos jovens orquestras são uma realidade vista apenas pela TV. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, completa o regente. 
 
Esta vocação pedagógica é um dos eixos de atuação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, mantida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que tem na música um forte aliado no processo de aprendizado das crianças em idade escolar e no despertar do interesse face a face com o instrumento. “A comunidade merece conhecer o trabalho sério que a orquestra desenvolve em cada bairro e núcleo”, conclui o gerente-executivo do corpo, o contrabaixista Hector Rossi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas