Orquestra Sinfônica Jovem abre temporada 2016 na próxima quinta, em JP

7
0
COMPARTILHE

A Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos 2016 na próxima quinta-feira (26), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultura, em João Pessoa. No repertório estão composições de Heitor Villa-Lobos, Nikolai Rimsky-Korsakov, Emmanuele Galea e Ottorino Respighi. A regência será de Luiz Carlos Durier. Já o solista é Marcel Marques Amorim. A entrada é gratuita. O próximo concerto da Orquestra será dia 16 de junho.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

No concerto do dia 26, a Sinfonietta n. 1 (de Villa-Lobos) tem o predomínio de temas melódicos. Ela foi composta em 1916 e possui três movimentos. Estreou em São Paulo, em abril de 1922, cerca de dois meses após a Semana de Arte Moderna, da qual o compositor fora o maior destaque entre os músicos participantes. Na ocasião, foram executados somente dois de seus movimentos. A Sinfonietta nº 1 foi editada e publicada, nos EUA, pela Southern Music Publishing, cuja partitura serviu como referência e base inicial. A obra teria sido feita em homenagem à memória de Mozart.

Já o Concerto para Trombone, de Nikolai Rimsky-Korsakov, foi escrito em 1877. O concerto é composto por três movimentos, Allegro Vivace, Andante Cantabile e Allegretto. A peça dura aproximadamente dez minutos. Este concerto foi composto para um companheiro oficial da Marinha russa que se chamava Leonov e estreou em um concerto da guarnição de Kronstadt em 16 de março de 1878. A estreia americana aconteceu em junho de 1952 no The Mall no Central Park, na cidade New York com Davis Schuman no trombone e a Goldman Band.

A programação segue com a conhecida música de igreja. A Sinfonia Pastorale, de Emmanuele Galea, tem uma linha melódica muito peculiar. Nascido em Malta, Galea foi bispo da Igreja Apostólica Romana e morreu em 1974. A Sinfonia Pastorale é muito executada em concertos natalinos, sendo considerada uma das mais belas músicas de Natal.

Leia
mais notícias
em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no
Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar
informações à Redação
do Portal Correio pelo
WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas