Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto nesta quinta, em JP

15
0
COMPARTILHE

A música do compositor baiano Welington das Mercês vai abrir o 2º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (11), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O concerto tem regência do maestro titular da OSJPB, Luiz Carlos Durier, com a participação do flautista Ecenilson Dias, professor de flauta transversal e iniciação musical na Escola BSB Musical. A entrada é gratuita.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

“Salve, Salvador” será a primeira música executada pelos jovens instrumentistas. O autor é o trompetista baiano Wellington das Mercês (1973), que tem feito arranjos de várias canções da MPB e de artistas consagrados como Tom Jobim, Ivan Lins, Moacir Santos e Djavan, dentre outros.

Logo depois, o concerto segue com a execução de “Na Primavera – Suíte para Flauta e Orquestra, Op. 138” (Prelúdio, Valsa Capricho, Através do Deserto, Na Floresta e Riachos da Primavera), do compositor russo Sergey Vasilenko (1872-1956), que foi professor de orquestração e composição e chefe do departamento de música no Conservatório de Moscou. As suas primeiras obras refletem um entusiasmo pela música popular russa, mas a partir de 1910, Sergey Vasilenko mostrou interesse pela música popular oriental, em particular a da Ásia Central. A execução dessa obra terá a participação do flautista pernambucano Ecenilson Dias como solista.

Para finalizar, a Orquestra Sinfônica Jovem vai tocar “Variações Sinfônicas Op. 78”, do compositor checo da Era Romântica Antonin Dvorak (1842-1904). Nas suas composições, Dvorak aplicou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra natal, a Boémia (então parte integrante do Império Austro-Húngaro e atualmente parte da República Checa). O estilo próprio de Dvorak tem sido descrito como o expoente máximo que conjugou o idioma nacional com a tradição sinfônica, integrando influências populares.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas